ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Projeto estimula gestantes para fortalecimento de vínculos familiares

Projeto estimula gestantes para fortalecimento de vínculos familiares
Gestando Vidas e Eternizando Amor é o nome do projeto que acompanha 200 gestantes, em vulnerabilidade social, atendidas pelos 10 Centros de Referência em Assistência Social de Maringá (Cras). O objetivo do projeto é fortalecer vínculos familiares e estimular o cuidado com a saúde da mãe e do bebê em quatro encontros mensais.

No final, as participantes receberão ensaio fotográfico de gestante, kit com enxoval de bebê recém-nascido e itens de higiene. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), com repasse do Governo Federal para serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“A ideia é aprimorar o atendimento de proteção básica, incentivando-as ao pré-parto com orientações para saúde do bebê, fortalecendo o vínculo familiar da gestante”, disse a gerente de Proteção Básica da Sasc, Viviane Regina Soares.

Os encontros abordam temas sobre respeito as diversidades de cada família, mudanças físicas e emocionais, orientação dos direitos e deveres da gestante e do bebê, incentivo ao aleitamento materno e ao parto normal, acompanhamento da família nos primeiros anos de vida da criança, importância do pré natal, orientações sobre depressão e tristeza no pós-parto, entre outros.

Podem participar famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Gestantes que estejam em acompanhamento pré natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e famílias que se encontram no critério de renda do benefício eventual do auxílio-natalidade (meio salário-mínimo).

O CRAS é uma unidade pública de assistência social que engloba ações destinadas à prevenção de situações de vulnerabilidades social e melhoria na qualidade de vida da população atendida. O principal serviço oferecido pelos centros são o de proteção e atendimento integral à família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva, visando fortalecer a função protetiva das famílias, além de promover o acesso e usufruto aos direitos, bens e serviços da comunidade.

Mais informação

Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc)

(44)3221-6400

Prefeitura de Maringá