FISCALIZAÇÃO

Procon orienta consumidores sobre pagamento de contas durante a greve

Procon orienta consumidores sobre pagamento de contas durante a greve
Consumidor deve buscar meios alternativos para realizar pagamentos
O Procon de Maringá orienta a população que mesmo diante da greve dos bancos, o consumidor deve ter a responsabilidade de pagar as contas até a data do vencimento e, para isso, deve-se buscar meios alternativos como a utilização de caixas eletrônicos, internet, casas lotéricas ou correspondentes bancários, observando sempre os limites para a transação em cada uma dessas opções.

O consumidor também tem a obrigação de buscar junto aos seus credores essas alternativas de pagamento, como prorrogação da data de vencimento, pagamento direto ao credor ou débito em conta. O fornecedor nesse caso é obrigado a disponibilizar alternativas. “É importante nesse caso que o consumidor registre o contato realizado com o fornecedor, seja por meio do protocolo, a data, o horário e com quem conversou”, ressalta o diretor do Procon, Mário Hossokawa.

Para as contas que já estão vencidas vale a mesma regra, de buscar meios alternativos de quitação. As contas que não forem quitadas em decorrência da greve e que não tiverem outra opção para pagamento disponibilizado pelos credores, estes não poderão incidir juros e multa. No entanto, vale destacar que se o credor oferecer uma alternativa e o consumidor não buscar essa opção, haverá pagamento posterior com juros e multa.

“O Procon ainda alerta aos consumidores para que não aceite pacotes bancários desconhecidos, prometendo facilidades para realizar transações bancárias nesse período e para nunca aceitar ajuda de estranhos ao utilizar caixas eletrônicos”, pontua o diretor. Diante da negativa por parte dos fornecedores ou em caso de dúvidas, o consumidor pode registrar reclamação junto ao Procon de Maringá.

Diante dessa situação, o Procon está fiscalizando as agências bancárias, a fim de conferir se os serviços essenciais estão sendo prestados.