SAÚDE

Campanha de vacinação contra a Poliomielite termina sem atingir meta

Campanha de vacinação contra a Poliomielite termina sem atingir meta
Durante período da campanha 16.595 crianças foram vacinadas

A Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil alcançou 16.595 crianças do município, o que corresponde a uma cobertura de 83,56% do público-alvo composto por crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Segunda-feira (31) foi o último dia das Campanhas contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a de Multivacinação. Mesmo abaixo da meta, que era de 95%, a informação repassada pelo Ministério da Saúde é que não está prevista a prorrogação das vacinas.

Em Maringá precisavam tomar a dose da vacina 19.860 crianças no total. O atendimento foi feito nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde ao longo de todas as semanas. As Campanhas tiveram início no dia 14 de agosto e a de Multivacinação, que ocorreu simultaneamente, visava atualizar o calendário básico de vacinação de crianças da mesma faixa etária e não tinha meta para alcançar.

Erradicação

Esta foi a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e este ano comemora-se o 25º ano sem a doença no País que está livre do poliovírus. Até que aconteça a certificação mundial de erradicação da polio, as ações devem ser mantidas a fim de elevar a cobertura vacinal em todos os municípios e evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

O intuito da Campanha é manter o Brasil na condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. O slogan da campanha é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: Você é o protetor do seu filho”.