SAÚDE

Programa Remédio em Casa beneficiará portadores de hipertensão e diabetes

Programa Remédio em Casa beneficiará portadores de hipertensão e diabetes
O paciente receberá o medicamento em casa sem custo

A Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira (26) o programa Remédio em Casa, que vai entregar na casa dos moradores atendidos pela rede pública de saúde medicamentos de uso contínuo para hipertensão e diabetes. O programa vai atender primeiramente os moradores atendidos pela UBS Alvorada I, e após avaliação e ajustes será ampliado gradativamente para as demais Unidades.

Serão beneficiados pelo programa portadores de hipertensão e diabetes que estão estáveis e controlados clinicamente e que estejam impossibilitados de retirar os medicamentos na Unidade. O objetivo do "Remédio em Casa" é ampliar o acesso efetivo aos medicamentos de uso contínuo selecionados para o tratamento de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, para os pacientes acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde de Maringá, além de organizar o atendimento contínuo aos portadores destas patologias crônicas.

Com essa ação da Secretaria de Saúde, o paciente terá continuidade do tratamento, recebendo o medicamento em casa sem custo. A equipe de Saúde dará assistência programada e fará um acompanhamento a cada três meses para os benficiários, alternando atividade em grupo e consulta médica na UBS ou em domicílio.

Para participar do programa é necessário morar em Maringá, ter o cartão Saúde Maringá e estar cadastrado na rede de saúde do município, não usar insulina, fazer uso de medicamento para Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus prescrito pelo médico da UBS ou da ESF, ter quadro clínico estável e controlado de suas doenças e problemas de locomoção ou sejam acamados.

O paciente é inserido no Programa pelo médico da ESF e cadastrado pela equipe de Saúde da Família para receber o medicamento em casa, sendo necessário estar dentro dos critérios estabelecidos para adesão no programa. A equipe da Saúde combinará uma data com o paciente para entregar o remédio em casa. Para não ficar sem receber os medicamentos, o paciente deve participar das reuniões de grupo de Hiperdia ou consultar o médico a cada 3 meses, atualizando a prescrição.

Os medicamentos presentes na receita médica devem fazer parte da lista do Programa. Aqueles que não constem da lista serão fornecidos conforme critérios e programas já estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Medicamentos disponibilizados pelo programa Remédio em Casa

Ácido Acetil Salicílico 100 mg

Anlodipino 5 mg

Atenolol 50 mg

Captopril 25 mg

Enalapril 10 mg

Enalapril 20 mg
Glibenclamida 5 mg

Glicazida 30 mg

Hidroclorotiazida 25 mg

Losartana 50 mg

Metformina 500 mg

Metformina 850 mg

Nifedipino 20 mg

Propanolol 40 mg

Metildopa 250 mg

Carvedilol 6,25 mg

Carvedilol 25 mg

Clonidina 0,150 mg

Digoxina 0,25 mg

Furosemida 40 mg

Isossorbida 40 mg

*Sinvastatina 40 mg

*Sinvastatina 20 mg

*Omeprazol 20 mg

*São medicamentos disponibilizados como adjuvantes no tratamento e serão disponibilizados apenas se o paciente fizer uso dos medicamentos para Hipertensão e Diabete