SEBRAE / PR

Programa de qualidade no setor do turismo contribui para a melhoria de produtos e serviços

O Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, lançado pelo Sebrae/PR em maio deste ano, tem incentivado inúmeras empresas maringaenses dos segmentos hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico a investir na gestão e na excelência dos seus serviços. Ao todo, 16 empresas da cidade e região têm participado das atividades. Em dezembro de 2015, aquelas que atingirem os parâmetros de qualidade, serão certificadas em Curitiba.

Um dos objetivos do Programa é aumentar competitividade dos empreendimentos participantes, por meio da busca pela excelência e difereinciais de produtos e serviços. Outro desafio é garantir mais segurança e mais confiança dos clientes e potenciais clientes que consomem os seviços e produtos e o turismo.

Com esse foco é que Deborah Kemmer, proprietária de um restaurante na região central de Maringá, decidiu participar do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. "Para os nossos clientes, fica a certeza de poder comer em um ambiente que foi atestado e que tem um selo de qualidade. O selo é importante também para nós, que poderemos divulgar a todos que o nosso serviço tem execelência", explica a empresária.

O restaurante de Deborah, assim como os demais empreendimentos participantes, estão na fase de adequações de pontos que foram levantados no diagnóstico dos serviços prestados aos consumidores. Uma das avaliações que mais chamou a atenção da empresária foi a visita do "turista oculto", um consultor avaliador que foi até o estabelecimento e conferiu na prática, sem se apresentar como consultor, como é o serviço.

"Foi interessante. Isso mostrou nossos pontos fortes: uma estrutura aconchegante e a comida bem feita. Como também apontou pontos de melhoria, a necessidade de utilizarmos as mídias sociais em nosso empreendimento. Os apontamentos foram importantes e já estamos, por exemplo, pensando no uso das mídias sociais no nosso dia a dia. Faremos as melhorias que forem necessárias. Participar do Programa tem valido a pena", afirma Deborah.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini, responsável pelo Projeto de Turismo MICE Maringá e pela certificação do selo na região, explica que o Programa quer ajudar na profissionalização dos negócios e dos empresários. "O selo contempla tanto requisitos legais, atendimento, infraestrutura e metodologias como o MEG [Modelo de Excelência em Gestão] da Fundação Nacional da Qualidade. A iniciativa irá, ao final do processo, agregar valor e competência aos negócios, o que certamente possibilitará oportunidades de desenvolvimento e crescimento", afirma.

Patrícia Santini explica que o nível de exigência dos consumidores por serviços qualificados é cada vez maior. "A qualidade é fato de competitividade e de destaque no mercado, entre as empresas do setor. Além de todo o suporte que a solução trará, ela também objetiva reconhecer e diferenciar os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e um produto de qualidade", reforça a consultora.

A participação e a dedicação dos empresários tem sido bastante intensas. "Todos estão animados e em busca de melhorias para seus negócios, visando à profissionalização, visto que os turistas de negócios e eventos, parte importante da vocação de nossa cidade para esse segmento de turismo, são mais exigentes e têm necessidades específicas", complementa.

O Programa

O Selo Qualidade do Turismo no Paraná é realizado pelo Sebrae/PR com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), da Paraná Turismo e do Instituto de Pesquisas do Paraná (Tecpar).

O selo terá validade de um ano. O processo de avaliação consiste no Diagnóstico MEG, no Turista Oculto e na aplicação do diagnóstico de qualidade. Com os resultados em mãos, o Sebrae/PR dá início a etapa de devolução dos resultados e construção dos planos de melhorias, que serão customizados caso a caso.

Começam, a partir disso, os planos de melhorias. Só então, após as novas implementações, é que o Tecpar fará a sua avaliação para conferir a qualidade dos serviços e produtos do empreendimento. Após o parecer final da entidade, o resultado será validado pelo comitê gestor do Programa. As empresas que atingirem os resultados receberão o selo em uma cerimônia de certificação em Curitiba.

Esta é a primeira vez que o Programa será realizado e já tem uma segunda edição confirmada para 2016.