CIDADE

Firmado convênio para viabilizar Tecnoparq

O Instituto Tecnópole Maringá (ITM), que reúne diversas empresas, prefeitura de Maringá e instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, firmou convênio ontem com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para viabilizar os estudos de viabilidade econômica e elaboração do Plano de Negócios do Tecnoparq de Maringá.

A Seti, por meio da Fundação Araucária, deve liberar ainda neste mês R$ 100 mil.

Os recursos servirão também como estratégia para atrair novos investimentos na área tecnológica.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, que participou da solenidade, diz que o convênio representa um passo importante para executar a implantação do Parque Tecnológico em Maringá.

“É a transferência de tecnologia vinculada às áreas de produção de conhecimento”, comentou.

O secretário argumentou ainda que a iniciativa é apenas um embrião, mas a expectativa é de que o projeto dê mais segurança e sustentação para os novos empreendimentos.

“O governo autorizou a liberação desses recursos para obter um diagnóstico que deve apontar quais as linhas onde deverão atuar”, resumiu.

Rizzi garantiu que os recursos já estão empenhados para niciar e desenvolver o projeto.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gilberto Pavanelli, acredita que o Tecnoparq servirá para agregar valor e promover o desenvolvimento regional.

“Acreditamos que a produção tecnológica aliada à geração de conhecimentos e à inovação, bem como a comercialização de patentes, incentivará o desenvolvimento de novos empreendimentos na região”.

Pmm