CULTURA

Dia da Imigração Árabe será comemorado com representação de casamento

O Dia da Imigração Árabe no Brasil será comemorado em Maringá no domingo (22) com uma peça teatral que representará toda a cerimônia de um casamento árabe. O evento será realizado a partir das 18 horas no Salão da Mesquita Muçulmana Cheique Mohamad Ben Nasser Al Ubudi - (Rua Saadeddine Ali Wardeni, 26 - Jardim Guaporé).

O historiador do município, João Laércio Lopes Leal, lembra que os primeiros árabes chegaram em Maringá na década de 40 com destaque na zona rural através das atividades comerciais dos mascates, vendedores ambulantes de roupas e outros produtos manufaturados. Na zona urbana no Maringá Velho estabeleceram importantes estabelecimentos como a Casa São Jorge que vendia tecidos e chapéus.

“Na cultura os árabes também fizeram história como Calil Haddad, precursor do teatro maringaense. Os árabes de Maringá são na maioria provenientes da Síria e do Líbano, tendo também origem da Palestina e da Jordânia”, explica Leal.

Brasil

Os primeiros imigrantes árabes começaram a chegar no Brasil no final do século XIX e no início do século seguinte a imigração cresceu exponencialmente. A maior parte dos imigrantes eram de origem libanesa. De acordo com o IBGE mais de 2 milhões de pessoas no país tem origem familiar no Oriente Médio.

A organizadora do evento, Aziza Abu-Nejem, ressalta que apesar do Brasil reunir o maior número de libaneses fora do Líbano, a maioria dos brasileiros desconhecem a cultura árabe. “Este evento apresentará um ponto central da cultura árabe que é o matrimônio. O casamento árabe tem regras e costumes bem diferentes da forma ocidental que podem despertar a curiosidade do público de conhecer mais sobre a vida dos árabes”, destaca.

Serviço:

Para a participação no encontro, os convidados podem contribuir com um prato de salgado, doce ou refrigerante e fazer a reserva através dos telefones 3301-8663 e 9963-3333