CULTURA

Parque do Japão terá atração especial em comemoração a amizade entre Brasil e Japão

Parque do Japão terá atração especial em comemoração a amizade entre Brasil e Japão
A cantora japonesa Akiko Sakurai
A cantora e instrumentista japonesa Akiko Sakurai se apresenta no Parque do Japão, no próximo dia 23 de janeiro, abrindo as comemorações dos 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão. Akiko Sakurai foi Enviada Especial da Cultura Japonesa pela Agência de Cultura do Japão e virá ao Brasil com a missão de divulgar a cultura japonesa, em especial o instrumento musical “Biwa”. A apresentação no Parque do Japão será durante um jantar beneficente, a partir das 19h30.

A apresentação será o primeiro evento oficial no Paraná que marca as festividades iniciadas neste ano nos dois países em comemoração aos 120 anos de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão. Também são comemorados os 45 anos de irmandade da Província de Hyogo com o Paraná e o centenário da colonização japonesa no estado.

Akiko Sakurai chegará ao Brasil em 15 de janeiro. Serão quatro apresentações no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá e em Brasília (DF) para a presidente Dilma Roussef. A cantora é natural de Tóquio e conhecida no Japão por tocar “Biwa”, um instrumento musical de cordas que chegou ao Japão há cerca de 1.300 anos.

Ela já se apresentou em vários países como Hungria, Canadá e Estados Unidos, levando a música tradicional japonesa. A instrumentista também realiza apresentações utilizando o “Biwa” em escolas japonesas da Província de Kagoshima.

A vinda de Akiko Sakurai a Maringá se deve à importância da comunidade Nipo-Brasileira na cidade, e contou com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores do Japão e suas representações diplomáticas no Brasil, Consulado Geral do Japão em Curitiba e com a Agência da Cultura do Governo do Japão.

O cônsul cultural, Takahiro Iwato, ressalta a importância da primeira comemoração a ser realizada no Paraná. “É um evento inédito em que o público paranaense poderá conhecer uma das tradicionais artes japonesas”, afirmou. O Presidente do Parque do Japão, Eduardo Temiziro Suzuki, concorda com Iwato e complementa que é uma oportunidade para que os brasileiros conheçam uma parte da cultura japonesa pouco difundida no Brasil. “É também uma homenagem à comunidade Nipo-Brasileira”, comenta.

Os convites são individuais e custam R$ 75, e podem ser comprados na administração do Parque do Japão.