Maringá recebe nos dias 15 e 16 de novembro a terceira edição da Virada Cultural Paraná que promete movimentar e unir os paranaenses através da cultura, arte e educação. Zeca Baleiro e Wanderléa são as grandes atrações. A cidade canção integra os oito municípios paranaenses que recebem o Palco Conexões com atrações locais e nacionais: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. “Descentralizar a cultura e valorizar a produção paranaense é um compromisso que assumimos no início desta gestão e que temos conseguido cumprir com bons resultados por contarmos com parceiros que entendem o quanto a cultura tem o poder de unir as pessoas. A Virada Cultural é um bom exemplo dessa união. Mais uma vez o Paraná vai estar conectado a centenas de atrações gratuitas que incluem artistas nacionais e paranaensesde todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. Em Maringá, além de Wanderléa e Zeca Baleiro, sobem ao Palco Conexões o Cadillac Dinossauros, Lemoskine, Novo Trio, Stone Ferrari, Grupo Celebrate Jazz Combo e Gustavo Proença. O Palco Alternativo tem como atrações o encontro do Hip Hop, a Banda Anônimos Aduzidos, Paulinho Schoffen MPB, Grupo Meu Clown e Grupo “Choro Encarnado”. “Estamos contentes em receber mais uma edição da Virada Cultural em Maringá. O evento incentiva e valoriza artistas de diversas regiões paranaenses e, de forma democrática, leva aos municípios do nosso estado grandes nomes da música brasileira, além de outras ações culturais importantes, desenvolvidas pelos municípios, também em segmentos como dança, teatro, culturas urbanas e educação no trânsito”, diz Olga Agulhon, secretária municipal de Cultura.
Educação no trânsitoA programação da Virada Cultural também conta com a Semana de Arte-Educação. De 11 a 14 de novembro, assim como em 2013, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades para estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema. “Repetiremos a parceria, pois percebemos excelentes resultados ao usar arte e cultura para levar mensagens de educação para o trânsito às pessoas. A experiência do Detran na Virada Cultural foi muito positiva e mostrou que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante pode sim gerar grande impacto. Assim, conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sede o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes.
ProgramaçãoPalco Conexões - Avenida Horácio Racanello15 de novembro - Sábado18 horas - Stone Ferrari19h30 - Novo Trio21 horas - Lemoskine22h30 - Wanderléa0h30 - Cadillac Dinossauros16 de novembro - Domingo17 horas - Grupo Celebrate Jazz Combo18h30 - Gustavo Proença20 horas - Zeca Baleiro
Palco Alternativo - Travessa Jorge Amado - Alameda João Paulino - Centro15 de novembro - Sábado9 às 12 horas - Encontro do Hip Hop14 horas - Banda Anônimos Aduzidos15 horas - Paulinho Schoffen - MPB16 de novembro - Domingo10 horas - Grupo Meu Clown - Apresentação teatral11h15 - Grupo “Choro Encarnado”