FESTA LITERÁRIA

Maringá recebe primeira festa literária nesta terça-feira (21)

A cidade canção vai receber a partir da próxima terça-feira (21) a 1ª Festa Literária de Maringá (FLIM) que prossegue até o dia 25 de outubro e irá contar com a presença de escritores como Ziraldo, o cartunista da Folha de São Paulo, Caco Galhardo, o cronista de O Estado de São Paulo, Milton Hatoum e o vencedor de um Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário nacional, José Torero.

Nos cinco dias de festa, cujo tema é “Ler é uma viagem” o público realizará uma verdadeira viagem no mundo da literatura. Em um pavilhão montado no Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça ao lado da Prefeitura), entre as 9 e 21 horas, 80 estandes serão espaços para o público assistir e participar de palestras, bate-papos e sessão de autógrafos com grandes escritores. Ainda serão oferecidas oficinas de poesias, trovas e minicontos e fórum com renomados pesquisadores do campo das letras.

Mais de 40 editoras e livrarias, algumas das maiores do Brasil, terão seus estandes para a venda de livros de diversas áreas, desde romances à livros de saúde. A FLIM também será palco para a apresentação de mais de 20 espetáculos, incluindo teatro, música, cinema, todos relacionados à temática da literatura.

Homenageados

Para lembrar e homenagear os que trabalham com as letras, foi escolhido o nome da escritora Lygia Fagundes Telles, uma das mais importantes escritoras brasileiras, a qual numa época em que escrever era um ato masculino, Lygia foi uma pioneira, explorando na literatura brasileira, o universo feminino segundo uma ótica feminina.

Ziraldo também não poderia ser esquecido e é também um dos homenageados da FLIM. Além de ser uma das primeiras atrações da festa, o artista mineiro completa o aniversário de 82 anos na sexta-feira (24). O pai de “O Menino Maluquinho” teve a obra traduzida para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco.

Falando em história e memória, a FLIM não poderia esquecer do nome de Antônio Augusto de Assis, mais conhecido como A. A. de Assis, autor do primeiro livro impresso de Maringá, “Robson” de 1959. A homenagem de patrono à Assis faz jus ao trabalho de quem semeou a literatura na cidade canção.