BANCO

Bancários de Maringá e região aprovam greve a partir desta terça (30).

Bancários de Maringá e região devem entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30), mesmo após uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

As instituições financeiras elevaram o reajuste de 7% a 7,35% para os salários, enquanto o aumento no piso da categoria foi de 7,5% para 8%. No entanto, os novos índices foram considerados insuficientes pelos bancários em reunião realizada em São Paulo.

Os trabalhadores querem reajuste salarial de 12,5% e outras reivindicações como, vale-cultura de R$ 112, combate ao assédio moral e fim das metas abusivas. Sindicatos em ao menos 19 estados, mais o Distrito Federal, decidiram pela paralisação dos trabalhos em assembleias na última quinta-feira (25).

Os estados, além do Paraná e do Distrito Federal, em que sindicatos decidiram aderir à greve foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.