AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão Estadual da Verdade realiza Audiência Pública em Maringá.

A Comissão Estadual da Verdade realiza Audiência Pública em Maringá nesta terça-feira (5), onde serão colhidos depoimentos de militantes políticos, sindicais e estudantis que viviam na região Norte do Paraná, assim como o de lideranças indígenas dos povos Kaigang e Xetá, que tiveram os direitos políticos e civis cassados, ou foram presos e torturados durante a Ditadura Militar.

As Comissões Estaduais da Verdade têm a missão de examinar e esclarecer violações dos direitos humanos durante o período de 1946 a 1988, em especial, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira. Entre os trabalhos realizados, estão a identificação dos agentes públicos do Estado brasileiro que cometeram crimes de assassinatos, torturas e outras violações nesta época.

Por iniciativa da Câmara dos Vereadores e Pesquisadores de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também haverá, às 18h, uma sessão simbólica para restituir o mandato do Vereador Bonifácio Martins, que exerceu duas legislaturas (1956-1960 e 1960-1964) em Maringá. Com o golpe militar de 1º de abril de 1964 e a instauração do Primeiro Ato Institucional, Martins foi indiciado juntamente a militantes de esquerda, preso e processado. Na sessão, estarão presentes as duas filhas do vereador, que receberão a homenagem póstuma pelo pai.

Local: Auditório Hélio Moreira e Câmara Municipal

9h00: Abertura

9h30: Depoimentos de camponeses e indígenas que sofreram graves violações de Direitos Humanos durante a ditadura Militar

10h30: Depoimentos de militantes políticos presos durante a Ditadura Militar

14h: Depoimentos de familiares de militantes políticos e sindicalistas presos e torturados

Local: Câmara dos Vereadores

18h: Sessão solene e simbólica de restituição do mandato do Vereador Bonifácio Martins