SEGURANÇA

Força-tarefa intensifica fiscalização durante vestibular da UEM.

Polícia Militar, agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Diretoria de Fiscalização da Secretaria da Fazenda farão uma força-tarefa no entorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com início nesta sexta-feira, a partir das 20 horas. O objetivo é fazer valer a Lei Municipal 8.510/2009, que proíbe o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas no período de realização do vestibular.

O trabalho prossegue no final de semana, na segunda-feira e termina às 24 horas de terça-feira (8), com apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e da Associação de Moradores do Jardim Universitário.

Segundo o secretário-executivo do GGI, Valdir Pignata, “desde que a lei entrou em vigor, em 2009, a Prefeitura vem participando das operações, que ajudam a dar mais segurança aos vestibulandos e tranquilidade aos moradores da Zona 7”.

O diretor de Fiscalização, Marco Antônio de Azevedo, explica que a multa prevista para estabelecimentos comerciais é de R$ 5 mil, e para ambulantes, R$ 500, além da apreensão da mercadoria. “A lei proíbe a venda e consumo de bebidas no quadrilátero da Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva. Faremos as autuações para quem descumprir a legislação nesse perímetro", explicou.

Para o presidente da Associação de Moradores da Zona 7, Fernando Alves dos Santos, a situação do bairro durante o vestibular mudou radicalmente. “Hoje não há mais a bagunça que existia antes. Foi uma conquista, os resultados são explícitos.”, conta.

De acordo com ele, a medida não só evita o consumo excessivo de álcool, mas também inibe tráfico de drogas e assaltos, crimes comuns na região. “É uma proteção aos próprios vestibulandos, que poderão circular por um ambiente seguro”.