SEGURANÇA

Moradores pedem fim da carceragem na 9ª Subdivisão Policial.

Moradores dos bairros no entorno da avenida Mandacaru, junto com a Federação das Associações de Bairros de Maringá (Feabam), pediram ao governador Beto Richa, nesta quarta-feira (20), a retirada da carceragem da 9ª Subdivisão Policial. O governador esteve em Maringá com o secretário de Segurança Pública, Cid Vasquez, para apresentar os novos policiais militares que vão atender a região.

A proposta dos moradores, de acordo com o presidente da Feabam, Antônio Cuenca, se deve à falta de segurança que o presídio da 9ª SDP representa para os moradores da região e de toda Maringá. Cuenca entregou ao governador ofícios da Feabam e das associações de moradores dos bairros da região da avenida Mandacaru, pedindo a desativação da cadeia.

O governador Beto Richa mostrou boa vontade em atender os moradores, lembrando que o Governo do Estado apresentou o maior e mais completo programa de reforma prisional do Brasil. “Estamos a caminho da solução nessa questão das cadeias públicas e a 9ª SDP de Maringá está nesse programa”, afirmou Richa.

Segundo o governador, o projeto inclui a construção de 20 novas unidades prisionais no Estado, em parceria com o Ministério da Justiça. “O Paraná tem o melhor modelo de gestão prisional do Brasil, reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça, e somos o Estado com maior número de projetos de infraestrutura nessa área”, garantiu Beto Richa, citando ainda a remoção de sete mil detentos das cadeias públicas do Paraná nos últimos dois anos.