O ala Bateria volta a defender a Seleção Brasileira depois de três anos. Apontado como uma das principais revelações do futsal mundial, o atleta foi convocado para vestir a camisa verde e amarela durante o Grand Prix da modalidade, que será realizado entre os próximos dias 22 e 27 no revitalizado ginásio Chico Neto, em Maringá.O jovem ala estreou na Seleção Sub-20 em 2010, sendo campeão do Sul-Americano e vice-artilheiro da competição. Os dribles e a categoria de Bateria chamaram a atenção dos espanhóis, onde atua no InterMovistar. De volta ao país, ele terá a oportunidade de reencontrar velhos companheiros, com quem já dividiu espaço. Mais novo, o ala era praticamente vizinho de Dyego, além de já ter treinado com Zico para uma competição continental."Estou muito feliz pela convocação, me preparei muito para este momento e espero fazer o melhor para ajudar a Seleção. Temos grandes equipes no Grand Prix, como Rússia e Irã. Acredito que a Rússia é uma das grandes potências mundiais e sempre é perigosa, já o Irã teve um crescimento muito grande nos últimos anos e vem demonstrando a cada campeonato que quer surpreender. Porém não podemos descartar nenhuma das outras 5 seleções, porque todas têm qualidade", afirma Bateria sobre a expectativa de jogar em Maringá. O Brasil, cabeça de chave do Grupo A, enfrentará as seleções da Argentina, Japão e Irã. O clássico Sul-Americano, que tem sempre um tempero especial, agitará os maringaenses na próxima quarta-feira (23), às 19 horas. "Eu tive a oportunidade de enfrentar a Argentina no Sul-Americano Sub-20 e foi um jogo típico. O duelo, com certeza, favorece o espetáculo em Maringá", completa o ala.
AtletaNa temporada 2012/2013, Bateria se destacou como artilheiro do InterMovistar e foi, ainda, eleito pela Liga de Futsal da Espanha, um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol. Na temporada 2011/2012, Bateria foi apontado pela Revista Futsal Planet como uma das cinco revelações mundiais da modalidade.O ala já conquistou, pelo Inter Movistar, a Supercopa da Espanha em 2011, o Torneio de Cervantes na temporada 2013/2014, o Torneio Cervantes na temporada 2011/2012 e o Sul-americano pela Seleção Brasileira Sub-20. Pela Krona Futsal, de Joinville (SC), Bateria foi bicampeão catarinense, campeão da Copa Gramado e vice-campeão Sul-Americano de Clubes.
Seleção do Japão espera surpreender no Grand PrixA seleção japonesa, que enfrentará o reforçado time do Brasil, fará sua estreia no Grand Prix de Futsal, na Vila Olímpica de Maringá. Participante da última Copa do Mundo de Futsal da FIFA, na Tailândia, em 2012, o Japão busca aplicar no futsal a mesma filosofia de popularização feita no futebol, nos anos 90.Ainda com o espanhol Miguel Rodrigo à frente do selecionado, o elenco é bem diferente daquele que ficou em terceiro no Grupo C da Copa, o mesmo em que o Brasil iniciou sua jornada. Apenas cinco jogadores que atuaram no Mundial atuarão no ginásio Chico Netto: os alas Ososdo e Henmi, os pivôs Hoshi e Morioka e o fixo Kitahara.Foi contra o Japão que o Brasil fez sua estreia no Mundial de 2012. A partida terminou com vitória brasileira por 4 a 1.