CIDADE

Motoristas do transporte coletivo de Maringá aprovam greve por tempo indeterminado

Paralisação começou à meia-noite desta quinta-feira (10).

Motoristas do transporte coletivo de Maringá aprovam greve por tempo indeterminado
De acordo com o Sinttromar, ainda nesta quinta-feira (10) começa uma nova rodada de negociações entre as empresas e o sindicato. - Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde rejeitaram as propostas apresentadas pelas duas empresas em reuniões mediadas pela Justiça do Trabalho e aprovaram, na noite desta quarta-feira (9), greve por tempo indeterminado. A paralisação começou oficialmente à meia-noite de quinta-feira (10).

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Maringá (Sinttromar), em votação secreta realizada durante uma assembleia no Terminal Urbano, 112 trabalhadores da Cidade Verde votaram a favor da greve e 18 contra. Já entre os funcionários da TCCC, 205 foram a favor e 84 contra.

Entre as reivindicações dos funcionários estão reajuste salarial de 8%, vale-alimentação de R$ 800, plano de saúde adequado para a categoria, que tem enfrentado altos níveis de adoecimento, e mudanças nas escalas de serviço, consideradas exaustivas.

Na última proposta de reajuste, apresentada na terça-feira (8), as empresas ofereceram aumento de 6% e vale-alimentação de R$ 600, além de se comprometerem em estudar maneiras de implementar o plano de saúde e reduzir o intervalo intrajornada.

De acordo com o Sinttromar, ainda nesta quinta-feira (10) começa uma nova rodada de negociações entre as empresas e o sindicato, com intermediação da Justiça do Trabalho.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa