Rota dos Ipês: mapa interativo mostra onde encontrar árvores floridas em Maringá; veja fotos
Período mais seco do inverno favorece a florada, que deixa a cidade mais colorida.

O inverno chegou e, além do tempo seco, essa época do ano também traz a florada dos ipês roxos, que deixam as ruas de Maringá mais coloridas em junho e julho, mas também podem florescer novamente em setembro.
As árvores ficam floridas pelo período de uma semana a 10 dias e, para quem gosta de admirar a beleza dos ipês, Maringá conta com o mapa interativo ‘Caminhos dos Ipês’, que mostra onde encontrar cada espécie da árvore.
Os ipês roxos são mais comuns, mas também há árvores com flores brancas, rosas e amarelas espalhadas por todas as regiões da cidade, que florescem nos seguintes meses:
- Ipê roxo: junho, julho e setembro
- Ipê branco: entre agosto e outubro
- Ipê rosa: entre junho e agosto
- Ipê amarelo: entre julho e setembro
Leia também:
- UEM abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio
- Governo federal define três novos grupos para ingresso no Bolsa Família; saiba quais
- Energia Solidária: saiba quem tem direito ao programa paranaense de gratuidade na conta de luz
Floração ameaçada pelas mudanças climáticas
Os ipês são plantas tropicais e subtropicais e uma série de fatores contribuem para que o calendário de floração dos ipês permaneça equilibrado.
As alterações de temperaturas cada vez mais comuns, causadas pelas mudanças climáticas — com ondas de calor intensas, invernos muito severos e chuvas acima da média — podem afetar o metabolismo das árvores e as floradas acabam saindo fora da época.
De acordo com o professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Dr. em Fisiologia Vegetal, Breno Régis Santos, em entrevista concedida ao g1, para as floradas no período certo, é ideal que o clima esteja ameno, nem muito quente nem muito frio.