Parque Nacional do Iguaçu anuncia duas novas atrações
Novidades incluem trilha com banho de rio e cachoeira e observação do céu estrelado. Saiba mais.

O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, tem dois novos atrativos disponíveis para os visitantes: o Circuito São João e o Céu das Cataratas.
A ideia é promover novas experiências para prolongar a vivência dentro da terra das cataratas e atrair ainda mais visitantes.
Apenas no primeiro semestre deste ano 946.420 turistas visitaram o espaço, 10,91% a mais que na metade do ano anterior, quando foram 853.340 visitas.
Leia também:
- Curso de operação de câmera está com inscrições abertas em Maringá
- Rota dos Ipês: mapa interativo mostra onde encontrar árvores floridas em Maringá; veja fotos
- UEM abre inscrições para bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio
Circuito São João
O Circuito São João contempla uma trilha imersa na Mata Atlântica, disponibilizando aos visitantes locais específicos para banho de rio e cachoeira, além de conhecer pontos histórico-culturais que contam a história do Parque Nacional do Iguaçu.
Futuramente, um dos destaques do circuito será a antiga Usina São João, que está em processo de revitalização e estará reaberta à visitação ainda em 2025.
Com 1,9 quilômetro de extensão e acesso incluso no ingresso convencional, o circuito convida os visitantes a uma imersão na natureza, para além das Cataratas do Iguaçu. A trilha inicia a aproximadamente 200 metros da Escola Parque, em entrada paralela à ciclovia, sentido Centro de Visitantes.
A trilha passa por riachos, paredões rochosos, corredeiras e cachoeira, até chegar próximo à sede do ICMBio, que administra o parque.
Além do trajeto imerso na Mata Atlântica, existem três pontos próprios para banho no Circuito São João, os quais são identificados com sinalização indicativa. São duas corredeiras e uma cachoeira identificadas por placas e infraestrutura adequada.
Para segurança dos visitantes, o acesso para as áreas de banho depende do volume de água do Rio São João, ou seja, pode ser interditado temporariamente caso o volume das águas esteja alto.
De esforço moderado, o novo atrativo está aberto todos os dias, de acordo com o horário do funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu e com acesso incluso no ingresso de entrada. O último horário recomendado para trilha é às 15h30, sendo que o tempo estimado para conclusão do percurso é de cerca de 80 minutos.
Orienta-se caminhar apenas pelo trajeto demarcado e banhar-se somente nos locais predefinidos. Clique aqui e veja o mapa do circuito.
Céu das Cataratas
A proposta do Céu das Cataratas, disponível a partir do dia 12 de julho, convida os visitantes a viverem uma jornada sensorial sob a luz das estrelas. Realizada exclusivamente aos sábados, para grupos reduzidos de até 20 pessoas, a experiência é singular.
Com início ao anoitecer, o visitante é conduzido a um mirante especial, com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu. Lá, espreguiçadeiras, mantas e almofadas proporcionam conforto para a imaginação.
Sem a interferência de luzes artificiais, o ambiente preservado do parque proporciona uma visualização privilegiada de corpos celestes. As sessões têm um número limitado de participantes, e por esse motivo, é necessário realizar a compra antecipada através deste link.
O embarque para o passeio é exclusivo pelo Centro de Visitantes do parque, realizado às 18h30. O retorno acontece às 20h30, em frente ao Hotel das Cataratas.
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos do parque possuem tarifa reduzida, garantindo desconto de 20% no valor, mediante comprovação da residência.