RECICLAGEM

Programa orienta população sobre o descarte correto do óleo de cozinha.

A Secretaria de Educação e o Instituto Cidade Canção renovaram nesta terça-feira (28), a parceria do Programa Recila Óleo, que atenderá 49 escolas municipais e conscientizará a população para o descarte correto do óleo de cozinha. O programa foi apresentado pela diretora do Instituto Cidade Canção, Keity Novaes e debatido com as diretoras das unidades escolares.

Com recipientes especiais para o armazenamento de óleo usado, as escolas municipais serão ecopontos onde a comunidade poderá destinar corretamente o óleo de cozinha ao invés do descarte em pias, ralos e esgotos, que estão entre os principais agentes de poluição e contaminação de água potável.

A secretária de Educação, Solange Lopes, convida a comunidade para participar do programa e contribuir com a preservação de rios e córregos do município. “O trabalho de conscientização começará na sala de aula com a sensibilização de alunos e mobilização da comunidade escolar. Contamos com a participação das famílias e esperamos uma grande arrecadação do produto em nossas escolas”.

Iniciado em 2008 na rede de supermercados e desenvolvido a partir de 2011 na rede municipal de ensino, o Programa Recicla Óleo já recolheu mais de 100 mil litros de óleo, evitando que mais de 100 bilhões de litros de água fossem contaminados.

O óleo de fritura pós-consumo pode ser reutilizado de várias formas, como óleo para asfalto, fertilizante, adubo, detergentes, desmoldante para compensados entre outros. Recolher o óleo e dar um destino correto também reduz a quantidade de gordura nas estações de tratamento de água e esgoto, reduzindo o seu custo em 45%.

A diretora do Instituto Cidade Canção, Keity Novaes, lembra que todo o óleo arrecadado será vendido para indústria de biodiesel e o valor repassado para entidades assistenciais do município. “O Recicla Óleo já é um programa reconhecido pelas Nações Unidas e o desenvolvimento nas escolas municipais deu força e visibilidade ao projeto. Agradecemos a parceria dos professores e desejamos nesta edição um recorde na arrecadação do óleo de cozinha”.