CIDADE

"Natal em Maringá" terá muitas atrações

Na tarde de terça-feira (13), na sede da ACIM, foi realizado o lançamento da Campanha "Natal em Maringá".

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Ariovaldo Costa Paulo, destacou a parceria da associação com a Prefeitura de Maringá e disse contar com a participação da sociedade organizada.

"Só teremos um Natal iluminado com o envolvimento da sociedade".

Costa Paulo disse que a iluminação será um dos pontos fortes do Natal, inclusive, fez referência ao Natal de Gramado (RS).

Afirmou, ainda, que foi realizada uma pesquisa com empresários maringaenses e 70% deles responderam preferir um Natal com decoração iluminada a entrega de prêmios.

Na seqüência, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Flávio Vicente, representando o prefeito Silvio Barros, elencou as atividades previstas, como chegada de Papai Noel, casa do Papai Noel, presépio em areia, comboio de Natal, dança das águas, decoração da Catedral, Cantata de Natal, decoração das praças, Festival Natalino de Balonismo e "Shpping a céu aberto".

Vicente destacou o papel da Prefeitura que é o de gerir o processo e incentivar que as pessoas e os empresários estejam estimulados a decorar a cidade.

"A grande tônica do projeto é a parceria com diversos órgãos e setores da sociedade organizada".

O secretário também falou que a comissão organizadora da Campanha "Natal em Maringá" está incentivando a decoração da cidade, mas sem deixar de lado o espírito natalino entre as pessoas, propiciando mais reflexão e paz.

Além disso, também há uma preocupação em atrair visitantes de toda região, para que também possam encontrar na cidade opções de lazer e de consumo.

Confira as atividades previstas: Chegada do Papai Noel e entrega da chave da cidade.

Será no dia 25 de novembro com apresentação de corais e show pirotécnico; Casa do Papai Noel: o projeto terá participação ativa do Provopar e será instalada na praça Napoleão Moreira da Silva, local onde também funcionará uma feira de artesanato com materiais alusivos ao Natal confeccionados por artesãos locais;

Presépio em Areia: será confeccionado em tamanho real no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio com apresentação de corais, cantatas, teatro e dança;

Comboio de Natal: haverá desfile de caminhões na cidade com adesivos de Natal e réplicas natalinas nas carrocerias; Dança das águas: será uma fonte de água itinerante.

De acordo com a secretária da Cultura, Flor Duarte, a idéia é levar a apresentação a todos os bairros, que será acompanhada de cantatas e corais de Maringá e região;

Decoração da Catedral: a idéia é trabalhar as alternativas de decoração da Catedral, que é o grande símbolo da cidade.

Costa Paulo destacou que há uma preocupação de que a decoração não agrida a estrutura do ponto turístico, por isso, a decoração deverá ficar na linha da iluminação, mas esse processo ainda será definido;

Cantata de Natal: será organizada por um dos shoppings da cidade, com o apoio da Prefeitura e com a integração de outros shoppings;

Decoração das praças: praças centrais e também da Farroupilha, poderão ser adotadas por organizações e empresas a serem decoradas com temas natalinos.

1º Festival Natalino de Balonismo: participação de 10 equipes de balonismo de todo o Brasil, num evento competitivo e festivo.

Os condutores dos balões estarão caracterizados com motivos natalinos. O ponto alto será o "Night Glow", apresentação noturna e iluminada de balões;

Shopping a céu aberto: Costa Paulo afirmou que o objetivo é tornar Maringá referência do Natal em todo o Paraná.

"A idéia inicial é iluminar as árvores da cidade de forma que essas não sejam prejudicadas, inclusive consultamos a Secretaria do Meio Ambiente".

Segundo ele, a A ACIM já adquiriu 250 mil metros de "mangueira com lâmpadas na parte interna" para iluminar 500 árvores.

O material poderá ser reaproveitado no próximo ano para que, assim, o investimento nos próximos anos possa se tornar mais barato para o empresário.

Também serão instalados painéis luminosos a serem afixados no canteiro central e não nas árvores.

"Consultamos a Secretaria dos Transportes do município para que esses painéis sejam instalados sem comprometer os sinais de trânsito".

Para finalizar, disse que os empresários poderão adotar os painéis ou, ainda, pagar pelo metro linear de fachada de cada empresa.

Pmm