CIDADE

Área construída em Maringá cresceu 19% em junho

O setor da construção civil, em Maringá, registrou um aumento de 19% em junho em relação ao mês de maio deste ano.

De acordo com a relação de alvarás emitidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), no período entre os dias 1º e 31 do mês passado, o total de área licenciada para construção no município atingiu 67.525, 36 metros quadrados.

No mesmo período do mês de maio deste ano a área licenciada foi de 57.574,52 metros quadrados.

Ao mesmo tempo em que a área construída aumentou, o total de alvarás emitidos durante o mês de junho, entretanto, diminuiu em 5%.

Conforme a relação da Seduh, em maio foram emitidos 428 alvarás, enquanto que, em junho, o número não passou de 401.

Também o número de obras caiu no mês passado em relação a maio: em junho foram 312 construções, enquanto que, em maio, foram registradas 333 construções no município.

O relatório apontou ainda que o número de demolições autorizadas no município permaneceu inalterado: foram 39 autorizações em maio e outras 39 em junho.

Já o número de projetos aprovados pela Seduh - mas que terão as obras executadas futuramente - subiu de 5, em maio, para 7 no mês de junho.

Segundo técnicos da Seduh, a diminuição do número de alvarás emitidos e simultâneo aumento na área construída são justificados por grandes e eventuais construções no município.

No mês de junho, por exemplo, a elevação de 19% no total de área construída ocorreu em função da instalação de uma indústria de móveis com área superior a 10 mil metros quadrados no Parque Industrial.

A previsão para este mês de julho é que a área construída em Maringá volte a ter crescimento, motivado por novos prédios que tiveram alvarás de construção aprovados pela Prefeitura.

Pmm