EVENTO

Mais de 20 mil pessoas homenagearam Maringá no desfile de aniversário

O desfile cívico-militar em homenagem aos 65 anos de Maringá reuniu lideranças políticas, pioneiros e comunidade, que foram na segunda-feira (14) à noite especialmente à avenida Horácio Racanello para comemorar mais um aniversário da cidade. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios na região do Novo Centro.

Para comemorar os 65 anos de Maringá, a Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem à produção de Moda na cidade. Entre as principais atrações estiveram artistas com pernas de pau, acrobatas, dançarinos e atores.

Além do grande impacto visual, que ficou por conta de alguns carros alegóricos e figurinos com iluminação própria, a parte artística do desfile contou com outros diferenciais. A música que embalou o evento foi criada especialmente para a ocasião e interpretada por Ronaldo Gravino e banda.

Mais de 300 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, explicou que a administração municipal tem se preocupado em preparar a cada ano mais inovações nos desfiles, levando a história de profissionais renomados para a avenida. “Neste ano arriscamos mais um desfile ousado em um local diferenciado. O desfile foi espetacular e este local é mesmo maravilhoso para um grande espetáculo como este.Utilizamos um modo poético para falar sobre a história da moda e uma música composta especialmente para a ocasião. Fomos surpreendidos com a presença de mais de 20 mil pessoas. O público participou acompanhando todas as alas temáticas, aplaudindo e comemorando o aniversário de Maringá”, ressaltou.

O governador Beto Richa esteve durante quase o dia todo na cidade, em inaugurações e participou das comemorações do aniversário da cidade. “No dia em que se comemora o aniversário da cidade a população tem muito mais o que comemorar. Maringá é uma cidade que o Brasil inteiro admira e mantemos uma parceria obrigatória. Quem ganha com isso são todos os maringaenses. Parabéns e muito sucesso para todos. A cidade de Maringá é um orgulho para o Paraná”, destacou.

A aposentada Maria do Roccio parabenizou a administração municipal por esta iniciativa. “O desfile foi um presente para os maringaenses, muito lindo e diferenciado. O público compareceu em peso e aplaudiu de pé essa grande festa em um clima gostoso e em um horário favorável para a participação das famílias. A Prefeitura de Maringá está de parabéns por mais esta ação”, finalizou.

Desfile

A programação teve início às 18h30, com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e à Maringá. Autoridades municipais e estaduais, pioneiros e a comunidade em geral participaram das comemorações.

Na primeira ala, composta por acrobatas, os giros no ar e o malabarismo dos artistas conquistaram o público com muita animação e energia. Eles foram seguidos por bailarinos em pernas-de-pau, que seguravam tesouras gigantes para simbolizar a moda produzida na cidade.

Em seguida, a moda maringaense foi retratada em quatro estações. O público foi convidado a conhecer o "verão no início da cidade" representado por bailarinas vestidas com maiôs coloridos segurando bóias de plástico, simbolizando as décadas de 40 e 50.

A próxima estação, "chuva de outono", foi retratada com um carro alegórico que soltou bolhas de sabão. Bailarinos vestidos com capas de chuva e com guardas-chuvas brilhantes, iluminados com lâmpadas de LED, fizeram uma coreografia que chamou a atenção do público.

No ‘inverno’, o destaque foi para a moda country, com garotas vestidas à caráter e um cavalo em tom metálico iluminado.

Para finalizar o tema deste ano, a "alegria da primavera" foi simbolizada por uma árvore cheia de borboletas com aroma de flores e por uma ala de bailarinas.

Na sequência vieram as alas organizadas pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar). A primeira ala retratou a moda “da agricultura à tecnologia”, com carros e elementos representando a tecelagem e a preparação de tecidos.

Outro destaque foi para os bailes de gala do Hotel Bandeirantes, para as primeiras damas como referencial de moda e a tecnologia a favor da Moda e da Arte.

O desfile também contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Proerd, Apae, Acema e João Bombeirinho – Corente do Bem, pela doação de medula óssea, além de grupos de dança, instituições e entidades.

Aeroporto

Durante o desfile, o governador Beto Richa fez a entrega oficial do caminhão de combate a incêndio aeroportuário AP2 (ataque principal 2) para o Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior. O equipamento, que custou R$ 1,38 milhão, vai permitir a elevação da categoria do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromo Civil (Sescinc) do Aeroporto de 6 para 7.

Segundo o superintendente do Aeroporto, Marcos Valêncio, “isso vai garantir o retorno regular dos vôos internacionais de carga, além de possibilitar aeronaves de passageiros tipo 737-800 para 186 passageiros aumentarem sua frequência”.