ECONOMIA

Consumidores maringaenses estão confiantes na economia e menos inadimplentes

A pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) com 540 consumidores revelou que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) cresceu em relação a março, atingindo 141 pontos, o que indica confiança positiva-moderada na economia. O índice registrou alta de 1,8 ponto em relação ao mês anterior. Outro dado da pesquisa é que há mais consumidores com as contas em dia do que no mesmo período de 2011.

Composto por cinco índices, o ICCM teve quatro que registraram alta em relação a março, sendo que o índice de expectativa de emprego foi o que registrou maior elevação, de 4,2 pontos, e atingiu 125,6 pontos. Já o índice de expectativa na economia nacional teve decréscimo de 0,7 ponto.

O número de consumidores que declarou não possuir contas em atraso foi o maior deste ano: 93,3%, contra 92,2% no mês de março. “Outro indicador de inadimplência são as contas em atraso há mais de três meses. Enquanto em 2011 este indicador registrou média de 3,5%, neste ano a média caiu para 2,1%”, comenta o coordenador da pesquisa, Joilson Dias. Segundo os consumidores que estão com contas atrasadas, o principal motivo pelo atraso continua sendo o financiamento de veículos.

O índice de felicidade atingiu 8,4 em abril, numa escala de zero a dez. O ICCM é uma pesquisa mensal realizada pela ACIM com no mínimo 540 consumidores.

Pesquisa

O estudo toma por base 100 pontos, que indica que a confiança do consumidor está neutra. Quando a pesquisa aponta entre 100 e 125 pontos, indica confiança positiva moderada-boa; entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; entre 150 e 200, confiança positiva excelente; entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração; entre 50 e 75, desconfiança total e recessão.