MEIO AMBIENTE

Comitê Paranaense para a Rio+20 tem reunião regional em Maringá

Maringá sediou nesta segunda-feira (9), a quarta reunião regional do Comitê Paranaense para a Rio+20, a Conferência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que está sendo levada para as principais cidades polo do Estado. O principal objetivo das reuniões regionais é formular uma posição do Paraná nos principais eixos da conferência Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 22 de julho.

Participaram da reunião a coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21 no Paraná, Rosane Vicente Gnipper, o chefe regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Paulino Mexia, o comandante da Força Verde, tenente-coronel Chehad Elias Geha, o secretário de Meio Ambiente e de Saneamento de Maringá, Leopoldo Fiewski, o chefe regional do IAP, Gilberto Sentinello, o coordenador da Região Metropolitana, João Carvalho, e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Antônio Padilha.

Rosane Gnipper abriu a reunião falando do trabalho do Fórum Permanente da Agenda 21, que vem debatendo o desenvolvimento sustentável no Estado. “O Paraná é o único estado com representantes do poder público dentro do comitê da Rio+20, e isso amplia o debate em torno do que vamos levar para a conferência”, afirmou.

Para Rosane a importância de levar o debate às 11 regiões do Paraná é abrir oportunidade para todos indicarem as políticas de desenvolvimento sustentável dentro da realidade regional. O secretário Leopoldo Fiewski agradeceu a oportunidade de Maringá sediar a reunião, e falou do desafio ainda maior de adotar políticas de proteção ambiental. “Temos ações concretas dentro da política ambiental, e queremos participar das propostas e reflexões para a Rio+20”, afirmou.

O chefe regional da Secretaria de Meio Ambiente do Paraná, Paulino Mexia, destacou a oportunidade das regiões debaterem suas questões ambientais e inserir a questão na conferência. “Agradecemos a participação de cada setor representado nesta reunião, que abre uma oportunidade para refletirmos sobre nossa realidade”, disse.

O tenente-coronel Chehad Elias Geha, da Força Verde, destacou a experiência da Polícia Ambiental dentro do comitê da Rio+20, e colocou a corporação no debate em todo o estado. “Estamos em todos os municípios, e queremos colaborar em formar um programa de defesa de nossas questões ambientais”.

As reuniões regionais colaboram na elaboração de propostas que vão formar uma posição do Paraná sobre economia verde, governança, erradicação da pobreza e produção sustentável, principais eixos da conferência. Assim como o comitê estadual, o grupo regional formado na reunião desta segunda-feira em Maringá é composto por representantes da comunidade acadêmica, setores empresariais, trabalhadores, movimentos sociais e do poder público.