CIDADE

Maringá é escolhida como modelo de sustentabilidade por agência internacional

Maringá foi escolhida entre 50 cidades de pequeno e médio porte de todo o Brasil como um dos municípios modelo de sustentabilidade pela Agência Latino Americana para o Desenvolvimento Sustentável (ALADES). O comunicado ocorreu nesta quinta-feira (10) durante visita do coordenador executivo da ALADES, Leonardo Aguiar Morelli, ao prefeito Silvio Barros. O encontro foi prestigiado pelo vice-prefeito, Roberto Pupin; e o secretário de Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski.

O coordenador da ALADES, Leonardo Aguiar Morelli, explicou que a escolha de Maringá se deve ao acompanhamento da entidade às ações do plano diretor da Mata Atlântica no município. “O plano de Maringá está entre os melhores do Brasil”, destacou Morelli, lembrando que a certificação proporcionará maior respeitabilidade ao município para obtenção de recursos como do Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O prefeito Silvio Barros agradeceu a escolha de Maringá como município modelo de sustentabilidade mas lembrou que ainda é necessário muito o que avançar. “Sendo proativos e realizando algumas ações em prol da sustentabilidade, estamos em um processo de apredizagem onde pequenas ações levam a grandes resultados”, destacou.

Fundada em 1993, a ALADES tem como atribuições a gestão das ações e projetos a serem financiados pelo Programa Internacional de Apoio a Iniciativas Produtivas para a Proteção de Populações, Culturas e Biomas Naturais Ameaçados na América Latina e Caribe. A agência realiza a certificação social de qualidade através de uma parceria com organizações de mais de 30 países, inclusive a Europa, com o objetivo de introdução do principio de Certificação Social de Qualidade.