AÇÃO SOCIAL

Prefeitura entrega em Iguatemi a 19ª horta comunitária

A Prefeitura de Maringá fez na tarde desta quarta-feira (5), no distrito de Iguatemi, a entrega da 19ª horta comunitária implantada em Maringá desde o início da atual administração.

Localizada em uma área de 2,8 mil m², entre as ruas Urutago e Saíra, a horta passará a atender 32 famílias cadastradas no programa municipal de Hortas Comunitárias.

A horta dispõe de toda a estrutura necessária para produção e está em fase de preparação dos canteiros. Alguns já receberam o plantio de mudas de verduras e legumes pela comunidade.

A cerimônia de entrega foi comandada pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Vagner Mussio, que, ao representar o prefeito em exercício Roberto Pupin, destacou a presença do programa maringaense entre os finalistas do Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, que recebeu 1.116 inscrições de todo o país. “Anteriormente o nosso programa de atendimento a famílias de baixa renda já havia conquistado o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, ao se classificar entre os cinco melhores projetos do Brasil dentro do Programa Fome Zero, instituído pelo Governo Federal”, sublinhou. Segundo o secretário, a proposta do programa é oferecer melhor qualidade de vida à população, com base em uma produção agroecológica, de hábitos saudáveis, alimentação adequada e na prática de atividades físicas. “Esse programa já atende a 500 famílias do município e até o final do ano que vem o número de hortas será aumentado ainda mais, beneficiando diretamente outras famílias”, garantiu, anunciando que a meta do programa é entregar mais cinco hortas comunitárias até o final deste ano e outras dez unidades até o final de 2012.

Parceria certa

As hortas comunitárias são destinadas a famílias de baixa renda que moram nas proximidades e que estejam cadastradas no programa municipal.

Em Maringá o programa é desenvolvido em parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup) da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério do Desenvolvimento Social e Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (Ibsp).

Para o coordenador do Ceraup, engenheiro agrônomo Ednaldo Michelon, essa é uma parceria que deu certo e que merece ter continuidade pelos bons resultados que tem apresentado. “É preciso que a população tenha resiliência e imprima ainda mais esforços para que a produção agroecológica da agricultura urbana seja cada vez melhor e mais forte”, salientou.

Para a presidente do Ibsp, Bárbara Barros, a entrega da horta comunitária de Iguatemi foi um motivo a mais de alegria no dia de seu aniversário. “Fico feliz em ver hoje, neste lugar que conheço há mais de 50 anos, o surgimento de um espaço do qual a comunidade de Iguatemi poderá tirar o máximo proveito para ter alimentação adequada e um modo de vida saudável”, observou.

De acordo com o gerente do programa de Hortas Comunitárias, engenheiro agrônomo José Oliveira de Albuquerque, “tudo o que é produzido na horta serve de alimento de qualidade para as famílias beneficiadas e o excedente é comercializado por elas”.

O projeto de hortas comunitárias faz parte do programa Maringá Saudável, coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp).

Nesta quinta-feira (6), às 15 horas, a Prefeitura fará a entrega da horta comunitária do distrito de Floriano. A área de 1,5 mil m² fica na Avenida Antonio Santiago Gualda e vai atender a 25 famílias. Será a vigésima horta a ser entregue à comunidade.

Serviço

Mais informações: 3261-5579 ou 9134-6216 (Programa de Hortas Comunitárias).