AÇÃO SOCIAL

Passe do Estudante só pode ser concedido para alunos que residam a mais de 1,5 mil metros da escola

A gerência de transporte coletivo da Secretaria de Transportes informa que por lei o Passe Livre do Estudante só pode ser concedido para alunos que residam a mais de 1,5 mil metros do estabelecimento de ensino, e que por esse motivo muitas solicitações realizadas para este ano estão sendo indeferidas.

O gerente da pasta, Mauro Menegazzo, explica que com a mudança do sistema de cadastro para o Passe do Estudante, que agora é totalmente informatizado, alguns estudantes tentam obter o benefício mesmo que seu trajeto até a escola seja inferior a 1,5 mil metros. “Apesar do cadastro ser online conferimos todas as informações e através do cadastro imobiliário do estudante e do endereço da escola fazemos o traçado para confirmar a distância limite para o benefício. Só concedemos o benefício atendendo às exigências legais”.

De acordo com a Setran cerca de 200 pedidos já foram indeferidos por esse motivo. Os estudantes que não tiverem o benefício aprovado serão comunicados através de notificações. “As regras são as mesmas dos anos anteriores, só mudamos o mecanismo de solicitação que através da internet é mais ágil e prático. Mas não adianta o estudante que resida a menos de 1,5 mil metros da escola pedir o Passe que será verificado o traçado da distância entre casa e escola e será negado”, frisa Menegazzo.

Até esta quinta-feira (26) a Setran recebeu 11.100 solicitações para recargas de crédito e 2.395 pedidos para novos cartões. A estimativa da Setran é que 26 mil alunos sejam beneficiados com o Passe Livre este ano.

Informatizado

Este ano o sistema mudou e todas as solicitações devem ser pelo site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br no link “Passe do Estudante”. Com a informatização os cartões magnéticos para recarga não precisam mais ser entregues na sede da Setran, com o próprio usuário fazendo sua solicitação através do site e recarregando o cartão nos terminais validadores que serão disponibilizados pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção no Terminal Urbano, a partir do primeiro dia de fevereiro.

Para os alunos que vão solicitar o Passe Livre pela primeira vez o cadastramento também deve ser feito no site da Prefeitura, informando todos os dados solicitados e retirando o cartão, que já estará validado, na secretaria de sua instituição de ensino no início do ano letivo.