EVENTO

É lançado oficialmente a 28ª edição da Festa dos Estados e das Nações

A 28ª edição da tradicional Festa dos Estados e das Nações deve atrair mais de 100 mil visitantes de 7 a 16 de outubro, segundo estimativa dos organizadores. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e voluntários das entidades que coordenam as barracas prometem novidades para este ano, com a programação do Show Teatro Musical. A festa foi lançada nesta sexta-feira (30), na praça de alimentação do Shopping Avenida Center, com a presença de representantes das entidades e da Prefeitura. Edu Ferreira Leite representou o deputado federal Edmar Arruda.

A Festa dos Estados e das Nações, uma das mais importantes festas gastronômicas da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Maringá, por meio da Sasc e a realização fica por conta das entidades assistencias participantes. Toda a renda arrecadada será revertida para as próprias entidades, que precisam deste fundo para desenvolverem projetos sociais.

O evento deste ano vai contar com a participação de 19 entidades que mantêm as barracas gastronômicas, com a participação dos artesãos de Maringá na feira de produtos e com apresentações de grupos musicais e culturais do município durante todos os dias. Mais de 500 voluntários vão participar da festa.

Maia ainda explica que serão colocadas em prática as mesmas estratégias utilizadas na última edição da Festa da Canção, realizada em abril deste ano. “Conseguimos aumentar o faturamento da última Festa da Canção em 30%, comparando com a do ano passado, sem aumentar o valor de vanda dos produtos. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Cultura para garantir mais atrativos para o público e aumentamos a divulgação. Esperamos que esta Festa das Nações seja recorde de público e de faturamento, se consolidando como a festa do voluntariado que tanto ajuda o trabalho das entidades”, ressaltou.

O grande diferencial da programação cultural desta edição da Festa das Nações será o Show Teatro Musical, com duas apresentações temáticas por dia, tendo como tema as etnias. Para essas apresentações, o palco será montado na praça em um local mais próximo das barracas. A intenção é que as pessoas assistam às apresentações antes de comer e que durante o jantar contemplem a música ambiente.

Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, o objetivo é fortalecer o evento. “Programamos atividades culturais diferenciadas, com teatro, dança, música e artes visuais, para aumentar os atrativos e atrair mais participantes para contribuir com as entidades assistenciais”, explica.

Entidades participantes - Barracas

CIAGYM - Barraca Brasileira – Espetinhos

ANPACIM - Barraca Portuguesa – Bacalhau

ANPR – Barraca Cabocla – Picanha
APAE - Barraca Italiana – Massas

MAREV - Barraca do Pastelão – Pastel Italiano

GRUPO ESPÍRITA ALAN KARDEC - Barraca Paulista – Carneiro no Tacho

CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO XAVIER -Barraca Chinesa – Comida Chinesa

AMA – ASS. MARINGAENSE DOS AUTISTAS – Barraca Árabe – Comida Árabe

CASA BEZERRA DE MENEZES – Barraca Inglesa – Batata Recheada

AMAI -CASA LAR TALITA – Barraca Maringaense – Comida Vegetariana

LAR ESCOLA BOM SAMARITANO – Barraca Alemã – Isbein com Chucrute

AÇÃO SOCIAL SANTA RITA DE CASSIA – Barraca do Pastel – Pastel

RECANTO ESPÍRITA SOMOS TODOS IRMÃOS – Barraca Mineira – Comida Mineira

ROUPEIRO SANTA RITA DE CASSIA – Barraca Baiana -Comida Baiana

S.O.S SERVIÇOS SOCIAIS – Barraca Carioca – Piapara na Grelha

ASSOCIAÇÃO ÁGUA VIVA – Barraca Alagoana – Escondidinho

WAJUN-KAY – Barraca Japonesa – Comida Japonesa

AMADEVI -Barraca Catarinense - Sorvetes

ALBERGUE SANTA LUIZA DE MARILAC – Barraca Americana – Cachorro Quente