EVENTO

Caravanas de diferentes regiões são formadas visitar a Maringá Franchising Business

Caravanas de diversas regiões do Estado já estão sendo formadas para visitarem a Feira Maringá Franchising Business, que vai reunir franqueados e franqueadores de todo o Brasil, nos dias 28 e 29 de outubro no Parque de Exposições, das 10 às 22 horas.

Organizadas pelo Sebrae, duas caravanas da região noroeste do Paraná já confirmaram a visita ao evento no dia 29 de outubro. Um ônibus partirá de Umuarama e o outro sairá de Loanda, passando por Nova Londrina e Paranavaí.

A Maringá Franchising Business 2011, considerada a maior feira de franquias do sul do Brasil, contará com 73 estandes para a exposição de franquias estaduais e nacionais, além da Feira de Negócios, ciclo de palestras e workshops.

A feira de franquias objetiva reunir empresas e agentes financeiros para oferecer ao público oportunidades de investimento ou o sonhado negócio próprio. Além disso, a iniciativa divulga o sistema franchising e apresenta as novidades e tendências do setor, que tem apontado taxas de crescimento consideráveis, provocando significativa movimentação na economia do País.

O consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, reforça que o mercado de franquias é promissor tanto em grandes centros quanto no interior, por trabalhar com ideias reconhecidas e testadas no mercado brasileiro. “É uma oportunidade única para empreendedores que queiram iniciar uma empresa própria ou investir em franquia, e também para empresários que queiram expandir o negócio”, esclarece Wendell Gussoni.

Para o consultor do Sebrae/PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva, a participação de empreendedores e empresários na Maringá Franchising Business é importante para que conheçam a diversidade do segmento. “Hoje, as redes de franquias tendem a vir para o interior, para cidades menores, o que torna a visita estratégica e oportuna para os empreendedores dos municípios da região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios)”, destaca.

Mercado

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as franquias localizadas em Maringá geraram 2 mil empregos diretos e foram responsáveis pelo faturamento de R$ 96,7 milhões no ano passado. No Brasil, apenas em 2010, as franquias movimentaram R$ 76 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior. A estimativa para este ano é de um crescimento de 15%.

A ABF informa ainda que aproximadamente 20% dos franqueadores têm sede no sul do País. Por esse motivo, a região se consolida como um importante mercado de franchising nacional, sendo o Paraná um dos principais destaques. Entre as justificativas para a expressividade do setor são as vantagens tanto para o franqueado quanto para o franqueador. A estrutura de franquia, por exemplo, conta com marca pré-testada e aprovada no mercado, o que gera rápida expansão, rentabilidade com redução de custos, vantagem competitiva, entre outros.

A Maringá Franchising Business 2011 Paraná é uma realização do Maringá e Região Convention&Visitors Bureau (MRCVB), da Prefeitura de Maringá, do Instituto Tomodati e da Faculdade Cidade Verde (FCV), em parceria com o Sebrae/PR e organização da Tasa Eventos. A feira conta, ainda, com o apoio da ABF, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedores Individuais (Conampe), da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar).

Mais informações no site www.mfbusiness.com.br.