ECONOMIA

Maringaenses visitam centros de inovação que são referência na Europa

Cachecóis produzidos pelo Instituto Vale da Seda, em Nova Esperança, serão entregues a empresários e lideranças europeias, pela comitiva maringaense que participará da Missão Técnica ao Centro de Inovação na Europa. A região conhecida como Vale da Seda inclui 29 municípios e é a maior produtora de casulos verdes do ocidente.

A missão será realizada entre 23 de setembro e 9 de outubro e tem o objetivo de buscar informações e conhecimento para a construção de um centro de inovação em Maringá. Integram a comitiva autoridades políticas e empresários.

Segundo a secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Márcia Santin, que integra a missão, na primeira semana serão visitados centros de inovação nas áreas de design de moda e design moveleiro nas cidades italianas de Bolonha, Milão e Ancona.

Na segunda semana, a missão irá contemplar a visita aos centros de inovação na região de Nice, no sul da França. As cidades de Munique e Nuremberg, na Alemanha, também farão parte do itinerário. Serão visitados centros na área de sustentabilidade e meio ambiente, de metalmecânica e direcionados a pequenas e médias empresas na área de engenharia.

Márcia explica que as visitas serão feitas em centros de referência para conhecer mais detalhes de como é o trabalho de inovação. “E se possível queremos estabelecer parcerias que ajudem na implantação de um centro de inovação em Maringá”, diz.

O projeto do centro de inovação de Maringá é voltado aos segmentos sucroalcooleiro, de vestuário, moveleiro e metalmecânico e justamente por isso empresários destes segmentos integram a comitiva. Depois da visita aos centros europeus, deverão ser feitos estudos de viabilidade do centro de inovação de Maringá, que buscará agregar design de produtos, sustentabilidade e produtividade industrial.

A comitiva está sendo organizada pelo Codem e Sebrae.