SAÚDE

Prorrogada campanha de vacinação contra o sarampo até a próxima sexta-feira (23)

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada em todo o Paraná até a próxima sexta-feira (23). A Secretaria de Saúde alerta pais com crianças de idade entre um ano e sete anos para o novo prazo. A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7.

A cobertura até a última quinta-feira (15), era de 86,64%, cerca de 21 mil crianças, para uma meta de 95%. “Mesmo as crianças com o calendário de vacinas em dia devem tomar essa dose. Os pais devem cumprir esse compromisso com a saúde dos filhos”, alerta o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

Todas as Unidades Básicas estão trabalhando para alcançar o índice de cobertura definido pelo Ministério da Saúde. O secretário lembra que existe registro de surto na Europa, e adultos não vacinados podem trazer a doença para o Brasil. “Por isso a necessidade de uma cobertura ampla conforme a meta da campanha”, lembra.

O sarampo é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. É uma das principais causas de morte entre as crianças, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. Este agravo apresenta sinais e sintomas que em geral são: febre alta, que inicia entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus, e dura cerca de 4 a 7 dias, exantema, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas, que se desenvolvem na fase inicial da doença.