AÇÃO SOCIAL

Prefeitura corrige erros do Bolsa Família

Dos 104 mil erros encontrados nos cadastros do Programa Bolsa Família de Maringá alguns são comuns, outros colocam em dúvida a idoneidade dos próprios cadastrados.

Em cerca de 9 mil famílias foram encontrados mais de 2 mil erros de cruzamento de dados que acusam, a princípio, forjamento de informações.

Também existem erros típicos de digitação, que apontam, por exemplo, homens 'grávidos' ou em período de amamentação.

São mais de 14 mil erros no campo 'número de pessoas que vivem da renda do provedor', a maioria sem preenchimento.

Outros 9 mil erros apontam pessoas menores de 16 anos como responsáveis legais.

Para corrigir todos esses erros, representantes da Secretaria da Saúde, da Educação e da Assistência Social e Cidadania (Sasc) estão realizando plantões nos finais de semana desde o início do mês.

A exigência partiu do próprio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília (DF), que reúne o cadastro único de todo país.

Por determinação, o Ministério recomendou que a Prefeitura ouça novamente as 7,5 mil famílias que estão recebendo benefícios e mais 3 mil que estão na lista de espera para se cadastrar no programa (500 registradas neste ano e 2,5 mil no ano passado).

Segundo determinações de Brasília, os erros encontrados (até dezembro de 2004) devem ser corrigidos até o dia 30 de julho para que o recurso de cerca de R$ 400 mil mensais continue sendo repassado normalmente.

O Programa Bolsa Família beneficia pessoas que possuem renda per capita inferior ou igual a ¼ do salário mínimo. As famílias recebem, em média, R$60 por mês.

Para efetuar a correção desses erros e ouvir novamente os beneficiados pelo programa, a Sasc firmou parceria com outras secretarias e com o Conselho Municipal da Assistência Social.

Todos os dias mais de 30 pessoas desses órgãos analisam 20 pastas com os erros apontados pelo Governo Federal, atividades antes efetuadas por apenas 8 funcionários.

Eles destacam os erros com caneta florescente para facilitar a visibilidade no momento da correção.

"Vamos corrigir os erros para evitar que as famílias beneficiadas sejam prejudicadas.

Para isso, mobilizamos equipes que irão agir de bairro em bairro ouvindo 9 mil famílias até o final de julho.

Além disso, nossos parceiros continuarão agindo internamente para refazer os cadastros", explica a secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini.

Segundo a secretária, para que todas as famílias sejam ouvidas e os cadastros sejam corrigidos também serão realizados plantões para preenchimento de cadastro e levantamento de usuários nos bairros da cidade.

O primeiro mutirão será realizado no próximo sábado (25) nos bairros onde existem pessoas cadastradas no programa.

Ações como esta serão efetuadas até que todos os cadastros sejam corrigidos e que todas as famílias da lista de espera sejam atendidas.

Plantões:

Neste sábado, as 3 mil famílias que estão na lista de espera poderão preencher os cadastros em qualquer posto de saúde do município, das 13 às 17 horas.

As 7,5 mil famílias já cadastradas serão ouvidas em suas próprias residências durante o mutirão.

As pessoas que não forem atendidas neste sábado deverão aguardar até o final de julho.

Já estão sendo instalados mais 20 computadores na Sasc para digitar o material adquirido durante os plantões.

Documentos necessários:

Para facilitar o preenchimento do cadastro as famílias deverão apresentar os documentos pessoais de cada um dos moradores da casa, comprovante de renda e de endereço.

Os cadastros preenchidos pelos profissionais da saúde serão enviados à Sasc e posteriormente passados para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Ministério é responsável por selecionar, por meio de critérios determinados, as pessoas que serão contempladas pelo Programa Bolsa Família.

Informações sobre os direitos para se requerer o benefício Bolsa Família podem ser obtidas pelo fone 3901-6400 com Ana, na Sasc.

Pmm