CULTURA

Orquestra Cesumar realiza Concerto da Independência no Festival Nipo Brasileiro

A Orquestra Filarmônica Cesumar apresenta nesta quarta-feira, 7 de setembro, o tradicional Concerto da Independência. Ao contrário de anos anteriores, quando o concerto foi no teatro Calil Haddad, este ano vai acontecer no palco Cultural da Acema, integrando a programação do 22º Festival Nipo Brasileiro. A apresentação começa às 20 horas e será marcada essencialmente por músicas brasileiras.

O maestro Davi Oliveira disse que o concerto é um tributo à pátria e uma forma de lembrar ao povo brasileiro a riqueza desse país, que conquistou sua independência há 189 anos e continua até hoje construindo um caminho de liberdade e democracia. O fato de o concerto ser na Acema, segundo ele, reforça exatamente essa ideia, "de um país onde os povos se encontram e vivem harmoniosamente".

Apesar do repertório bem brasileiro, o povo japonês também será homenageado com uma das canções mais tradicionais de sua cultura: "Kawa No Nagare No Youni" ("Como o Fluxo do Rio"), de Mirusa Hibari, a ser interpretada pelo tenor maringaense Marcus Geandré Nakano Ramiro, regente do Coral Cesumar. Será a quinta canção na ordem do repertório.

Mas o concerto será aberto mesmo com a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, composição secular de Francisco Manoel da Silva, passando em seguida para a música "Abertura em Ré", do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), um dos mais significativos compositores da América colonial no que diz respeito à quantidade de composições, à qualidade estética e à definição de uma linguagem própria.

Em seguida, o público ouvirá a canção "Invocação em Defesa da Pátria", de Villa Lobos, com interpretação solo da soprano americana Krista Mclellan, que passa uma temporada em Maringá. A sétima música que será executada, de Astor Piazola, "Libertango", de origem argentina, será interpretada ao acordeon pelo músico maringaense Luiz Corrêa, convidado especial para o concerto.

Ainda o público vai ouvir, de Cláudio Santoro, os movimentos "Allegro" e "Allegro Final", do Mini Concerto Grosso; de Tom Jobim, "Eu sei que vou te amar", com Demilson José ao piano; " Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nº4", de Vila Lobos e o "Hino à Independência", de Dom Pedro I. "No final, temos ainda uma surpresa para o público", diz o maestro Davi Oliveira, que estará no comando dos sessenta músicos que compõem a Orquestra Filarmônica Cesumar.