JUSTIÇA

Procon divulga ranking de comportamento de empresas nas audiências

O Procon-PR vai divulgar mensalmente um ranking baseado em dados sobre o comportamento dos fornecedores nas audiências realizadas pelo órgão. A lista leva em conta o percentual de problemas não solucionados e foi desenvolvida para auxiliar o consumidor a avaliar sua decisão de compra ou contratação de serviço de determinado fornecedor, mostrando como ele atua em relação às reclamações registradas.

A lista com as 21 empresas com maiores índices de problemas não solucionados entre janeiro e julho de 2011 já está disponível no endereço eletrônico do Procon (www.procon.pr.gov.br).

“Muitas dessas empresas apresentam um alto índice de não resolução, contando com a possibilidade de repassar a questão para o poder judiciário e com uma possível desistência por parte do consumidor”, explica a coordenadora do órgão, Claudia Silvano. “Além disso, o Procon-PR vem constatando que muitos fornecedores terceirizam seus serviços, mas os representantes não solucionam o problema do cliente”, acrescenta.

RANKING – Para elaborar o ranking do comportamento nas audiências, o Procon-PR levou em conta fornecedores que tiveram no mínimo 50 audiências entre janeiro e julho deste ano, num total de 143 dias úteis, e que apresentaram índice de não resolução superior a 30%.

De acordo com a pesquisa, a empresa que no período teve o menor índice de resolução foi o Banco Panamericano, que das 60 audiências realizadas deixou de resolver 65% dos problemas apresentados pelos consumidores.

O segundo lugar ficou para o Grupo B2W, responsável pelas empresas Americanas.com, Submarino S.A. e Shoptime, com 61,7% das queixas não resolvidas. Em terceiro lugar, o Banco do Brasil, com 58,3% de reclamações sem solução, seguido pela BV Financeira S.A e Aliança Eletromóveis, com índices de 57,0% e 56,1%, respectivamente.