PESQUISA

Periódico Científico do Cesumar é aceito na maior base de dados do mundo

O Cesumar, por meio da Diretoria de Pesquisa e do NAEP (Núcleo de Apoio à Editoração e Pesquisa), teve a RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente - aceita na maior base de dados de resumos e referências bibliográficas de literatura científica do mundo, a Scopus.

A Scopus conta hoje com mais de 18 mil títulos, de 5 mil editoras internacionais, e permite aos usuários da plataforma uma visão ampla e multidisciplinar da ciência, integrando todas as fontes importantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências.

A base científica da Scopus é atualizada diariamente e é considerada por pesquisadores como a melhor ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica. Além da grande quantidade de conteúdo, ela é também a única base que reúne as ferramentas adequadas para a pesquisa.

O processo de avaliação para inclusão de uma revista em base de dados é bem rigoroso e longo. No caso do Cesumar, como explica a coordenadora no NAEP, Sandra Reis, o processo foi iniciado no final de 2009. Ïoram quase 2 anos de idas e vindas, avaliação e reavaliação", complementa Sandra.

Para a diretora de pesquisa, professora Ludhiana Bertoncello, a produção de pesquisa da revista RAMA é de alto nível e vem ganhando destaque nas áreas do agronegócio, meio ambiente, economia rural, administração rural, produção vegetal e animal e logística. "a competência com que é editada e produzida, seguindo os critérios internacionais de publicação, com certeza foram os fatores determinantes para essa inclusão", conclui Ludhiana.

Até o momento foram publicados na RAMA quase 100 artigos originais, sendo que 80% destes são artigos de pesquisas de outras Instituições. Sua periodicidade é quadrimestral e além da versão impressa, todo o conteúdo também está disponível em versão digital, de acesso livre.