ECONOMIA

Cesumar firma convênio com Ministério de Desenvolvimento Agrário

O Centro Universitário de Maringá, por meio do Cesumar Empresarial, firmou um convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário para o incremento de ações que sirvam para melhorar as atividades da agroindústria familiar e promover o aumento de renda dos produtores da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).

No projeto estão incluídas ações de treinamentos, seminários, feiras, caravanas técnicas, confecção de rótulos e elaboração de projetos de viabilidade técnica para implantação de novas agroindústrias e/ou ampliação das existentes. Serão beneficiadas 100 agroindústrias, quem envolvem diretamente 500 pessoas.

O objetivo, de acordo com o coordenador do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, é qualificar os agricultores familiares em processos produtivos das agroindústrias atuais, criar um ambiente favorável ao surgimento de novas unidades produtivas, formar os agricultores em todas as etapas da cadeia produtiva e incentivar a criação de redes de sustentabilidade e implantação de ações estruturantes.

Agroindústrias familiares dos segmentos de embutidos, fabricação de doces, lacticínios, fabricação de pães, processamento de frutas, derivados de cana, produtos da apicultura, entre outros, serão beneficiadas dentro dos 30 municípios que serão atendidos pelo programa Pró-Amusep (Programa de Desenvolvimento da Região da Amusep).

Para Oliveira, o momento poderá ser propício ainda para a consolidação do projeto de implantação de uma área de livre comércio e ponto fixo de venda para os agricultores familiares de toda a região. “Promover a transformação econômica e social, buscar a inclusão de todos, estimular a participação da comunidade para melhorar os indicadores de qualidade de vida, é a intenção principal deste trabalho”, disse ele.

Segundo Oliveira, o envolvimento do Cesumar tem a ver com o propósito da instituição de estar comprometida com a realidade local, ocupando uma posição fundamental e estratégica no desenvolvimento tecnológico e sócio econômico da região. No desenvolvimento do projeto atuarão professores e estudantes de Nutrição, Gastronomia, Agronomia, Veterinária, Agronegócio, Administração, Engenharia Ambiental, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.