SAÚDE

CAMPANHA NACIONAL ANTIPÓLIO: Maringá terá mais de 90 locais de vacinação

Para atingir o objetivo de imunizar 100% das 23 mil crianças maringaenses com até cinco anos completos, a Secretaria da Saúde de Maringá vai disponibilizar 91 pontos de vacinação em todas as regiões, bairros e distritos do município.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) está programada para ser desenvolvida no próximo sábado, dia 11, no período das 8h às 17 horas.

Os locais de vacinação serão os 27 postos e unidades de saúde do município, além de escolas, shoppings, supermercados e farmácias.

As gotinhas da vacina Sabin vão ser aplicadas por cerca de 350 pessoas, entre funcionários públicos e voluntários da campanha que, neste ano, traz o slogan "Vence mais uma, Brasil!".

A segunda etapa de vacinação está prevista para o dia 20 de agosto.

CONSCIENTIZAÇÃO:

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Lúcia Mendes Ferrer, toda criança tem que ser vacinada até completar cinco anos, mesmo que ela já tenha tomado outras doses em anos anteriores.

"É importante que os pais levem os filhos para vacinar, já que este é o único meio de proteção contra a poliomielite", destaca.

A coordenadora avisa também que é importante que as mães levem junto a carteira de vacinação dos filhos.

"Entretanto, nada impede que a criança seja vacinada

mesmo que não tenha a carteirinha", observa.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é superar a vacinação do ano passado, quando atingiu 22.207 crianças ou 99,4% da meta na primeira etapa.

Na segunda etapa foram vacinadas mais de 20 mil crianças, ou 89,8%.

No Brasil, o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 17,3 milhões de crianças nesta primeira etapa da campanha.

O país é considerado área livre da poliomielite há 16 anos, mas desenvolve estratégias e ações freqüentes de vigilância epidemiológica com a finalidade de evitar a reintrodução do

poliovírus.

Pmm