ECONOMIA

Cuidados para evitar adulteração de cheques

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) alerta aos empresários e consumidores a serem mais cautelosos com o uso de cheques para não se tornarem vítimas de estelionatários.

Segundo nota publicada na edição desta sexta-feira (dia 13) no jornal O Diário do Norte do Paraná, a mais recente ação ocorreu em uma loja de lingerie, na região central da cidade.

Na ocasião, o golpista aguardou um cliente pagar uma conta de R$60 com cheque e abordou a funcionária do caixa pedindo para pagar o valor em dinheiro e resgatar a folha. Após adulterar o valor para R$1 mil, o cheque foi depositado.

De acordo com o investigador da Subdivisão Policial de Maringá, Ivan Galdino Freitas, quase todos os dias são feitas denúncias de cheques adulterados. Ele explica que a prática é antiga e acontece em diversos tipos de estabelecimentos comerciais.

Mas segundo Freitas, casos como o que foi divulgado pelo jornal são mais raros na cidade, já que normalmente o cheque é adulterado após o comerciante trocá-lo.

O conselho do investigador é para que os comerciantes depositem os cheques no banco e não repassem para terceiros. Já o cliente deve ter cautela ao entregar seus cheques e devem deixar claro qual deverá ser o destino, dizendo, por exemplo, que o cheque deverá ser depositado.

O delegado da 9a Subdivisão Nilson Rodrigues da Silva acrescenta que é importante verificar se não há estranhos por perto na hora de utilizar o cheque. “Pode ser que haja alguém observando o comportamento de quem está fazendo o pagamento com o cheque”, diz.