ENERGIA

Copel recebe prêmio internacional por projeto de geoprocessamento

O projeto Migrageo da Copel recebeu o prêmio internacional Special Achievement in GIS (Geographic Information System) – SAG, concedido pela empresa norte-americana Esri, que avalia e premia empresas de todo o mundo que possuem projetos inovadores na área de geoprocessamento. A Esri é líder mundial no segmento de softwares para sistemas de geoprocessamento. Anualmente ela promove um congresso com especialistas de todo o mundo sobre o tema, ocasião em que também acontece a premiação.

O Migrageo é um projeto que está atualizando o sistema de geoprocessamento da área de distribuição de energia elétrica da Copel. “Muitas aplicações da distribuição estão em um software que teve seu uso descontinuado pelo fabricante. Então, estamos fazendo as mudanças necessárias e aproveitando para modernizar nosso sistema de geoprocessamento”, explicou o gerente do Departamento de Provimento de Soluções da Superintendência de Tecnologia da Informação da Companhia, Geraldo Correa.

Trabalham no projeto, em conjunto com a área de TI, a Superintendência de Engenharia de Distribuição e as cinco Superintendências Regionais – sediadas em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. É a área de engenharia quem faz as especificações dos aplicativos para que eles sejam customizados para atender às necessidades da Copel. “A engenharia define junto com a área de TI as ferramentas e os aplicativos que precisam ser implantados”, explicou o gerente da Divisão de Geoprocessamento e Geração de Redes da Superintendência de Engenharia de Distribuição, Marco Antonio Rucinski.

“Este prêmio só atesta a eficiência tecnológica da Copel e a nossa preocupação em usar ferramentas que não só melhorem o desempenho e o resultado dos trabalhos internos e externos, mas também que racionalizem os custos da companhia”, afirmou a diretora de Gestão Corporativa, Yára Eisenbach. O projeto Migrageo ainda não está completo e a implantação total deve acontecer até julho deste ano.

PRÊMIO SAG – Na área de geoprocessamento, o prêmio SAG é bastante reconhecido. A Copel foi indicada à Esri por empresas que fornecem softwares e equipamentos para o projeto do Migrageo. A companhia foi, então, contatada para que enviasse mais detalhes sobre o seu projeto. Em abril a Copel recebeu a visita do diretor de Utilities da Esri, Jeff Rashid, que veio conhecer detalhes do trabalho que está sendo feito e oficializar a indicação da empresa ao prêmio. A Copel foi uma das quatro selecionadas entre 1,6 mil empresas indicadas no mundo que utilizam a plataforma da Esri como base para o seu sistema de geoprocessamento.

“Na distribuição, toda oportunidade de atualização ou inovação tecnológica, seja em nossas redes ou em sistemas, é sempre bem-vinda e representa avanço. Se a Companhia obteve destaque internacionalmente pela implantação do Migrageo, melhor ainda”, celebrou o diretor de distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto. A premiação, assim como o congresso, acontecerá em julho na cidade de San Diego, nos Estados Unidos.

Em 2003, a Copel já havia recebido o prêmio SAG no segmento Inovações Tecnológicas. Na época, o reconhecimento foi para o trabalho na gestão de sistemas de informações geográficas, que agregava e combinava itens de diferentes bases de dados para produzir "mapas digitais inteligentes", georreferenciados, em três dimensões e com uma grande quantidade de aplicações.