Prefeitura de Maringá convoca profissionais da saúde aprovados em concurso público
Convocados devem comparecer até sexta-feira (22) na Coordenadoria de Recrutamento da Secretaria de Gestão de Pessoas.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, convocou 103 agentes comunitários de saúde, quatro médicos e um técnico de higiene dental aprovados em concurso público para atuação em equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com o edital nº 032/2025, os candidatos devem comparecer até sexta-feira (22) na Coordenadoria de Recrutamento da Secretaria de Gestão de Pessoas, no segundo andar do Paço Municipal. O não comparecimento resultará automaticamente na eliminação do candidato.
Os profissionais de saúde que compõem as equipes da ESF trabalham de forma integrada e complementar, fortalecendo a proximidade e o vínculo entre a UBS e os pacientes. Com foco na prevenção e promoção da saúde, essas equipes oferecem cuidado integral, baseado no histórico e no estilo de vida do paciente e, também, na realidade local. Com as novas contratações, as áreas de abrangência das 35 UBSs do município serão beneficiadas.
Leia também:
- SUS oferece novo teste para detectar câncer de colo de útero; saiba como funciona
- Secretaria de Saúde solicita com urgência doações de sangue dos tipos O- e O+
- Governo estadual libera mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos para o Hospital Santa Rita
Em abril, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, revisou o registro dos profissionais que compõem as equipes da ESF no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O levantamento identificou a necessidade de atualização dos registros para composição das equipes.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que assumiu com o Ministério da Saúde o compromisso de recompor as 99 equipes da Estratégia Saúde da Família até o mês de agosto. “Vamos cumprir o compromisso assumido com o Ministério da Saúde. Somos muito gratos ao Ministério da Saúde por não penalizar o município com o cancelamento do repasse mensal de R$ 2,5 milhões após à constatação de que servidores exonerados, alguns há mais de um ano, permaneceram registrados no CNES.”
Fortalecimento da Atenção Básica
Além da contratação via concurso público, o município está com Processo Seletivo Simplificado (PSS) em andamento para contratação de diversos profissionais para a atenção básica. O prazo de inscrição do PSS terminou no domingo (17). No total, foram mais de 3.500 inscritos. A convocação dos aprovados dentro das vagas ofertadas para comprovação de títulos e experiências profissionais será nesta quinta-feira (21). O início das atividades está previsto para os nos dias 4 e 5 de setembro.
No total, serão contratados, de forma imediata, 135 profissionais. As vagas foram destinadas aos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, técnico de higiene dental, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Todos terão carga horária de 40 horas semanais e atuarão integralmente nas UBSs.
Para celebrar esse marco, no dia 8 de setembro, às 9h, no Teatro Calil Haddad, a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, dará posse oficial aos cerca de 200 novos integrantes da Estratégia de Saúde da Família. “Teremos a alegria de recebê-la neste momento que marcará o início de uma nova fase para a saúde de Maringá”, destacou o secretário Antônio Carlos Nardi.