GOVERNO

Superintendência pleiteia recursos para a ampliação do Aeroporto Silvio Name Júnior

"Nossa capacidade de atendimento está no limite". É assim que o superintendente Aeroporto de Maringá, Sérgio Neme, reforça as ações da administração Silvio Barros para pleitear recursos para sua ampliação.

No Aeroporto Silvio Name Júnior, são realizados, 26 mil embarques e desembarques mensais e, em média, 10 vôos diários pelas companhias Gol, Varig e Trip.

O número de usuários, acompanhantes e visitantes do Aeroporto chega a quase 90 mil por mês.

Por isso, a direção do Aeroporto vem buscando recursos junto aos governos Estadual e Federal para realizar essas melhorias.

Neme destaca que os recursos vão viabilizar a ampliação da pista, do terminal de passageiros e outras ações neste sentido.

"Esta é a proposta da administração municipal que objetiva promover um serviço de qualidade a todas as pessoas que freqüentam o Aeroporto".

O superintendente também ressalta que, hoje, operam, no

Aeroporto, duas aeronaves Boeing, mas dentro de 60 dias mais duas deverão operar.

"Cada vez cresce mais o número de usuários do Aeroporto.

É grande a demanda não só de Maringá, mas da região".

Em reunião com a direção da empresa aérea TAM, em São Paulo, no final do mês passado, o prefeito Silvio Barros reforçou à empresa a importância de que opere vôos em Maringá.

Segundo informações da superintendência do Aeroporto de Maringá, a TAM já enviou ofício ao DAC - Departamento de

Aviação Civil solicitando horário para a operação em Maringá e aguarda sua liberação.

Muitas ações da atual administração já vem propiciando uma melhor qualidade dos serviços realizados pelo Aeroporto.

"A comunidade merece tudo de melhor e com segurança", destaca Neme.

Aviões cargueiros a grande novidade foi que, no mês de maio, pela primeira vez na história de Maringá, começaram a operar os aviões cargueiros na cidade.

O primeiro vôo que pousou foi o Boeing 727-200 com uma carga de 17 toneladas e com o peso da aeronave contabilizava, aproximadamente, 80 mil quilos.

Segundo Neme, no mês de junho, está prevista a chegada de mais um avião cargueiro.

Segurança para desenvolver ações que possam garantir a segurança do Aeroporto existe o Comissão de Segurança do Aeroporto, a fim de que sejam cumpridas as normas exigidas pelo Departamento de Aviação Civil-DAC.

Dessa comissão, são deliberadas todas as ações de segurança.

Aquisição de altímetro Também nesta administração foi efetivada a compra de um altímetro - aparelho usado para medir a pressão atmosférica, indicando a altitude do

avião, ou seja, a sua altura em relação ao nível do mar e também o nível relativo ao solo no aeroporto em operação. O altímetro que vinha sendo usado era emprestado do Aeroporto de Londrina e foi devolvido assim que foi adquirido o novo.

O ajuste de altímetro permite um pouso mais seguro, pois uma indicação errada da altitude do solo poderá colocar o vôo em risco.

Também estão sendo viabilizados recursos para implantação do cabeamento de fibra ótica para a estação metereológica. Isso vai gerar dados mais precisos, aumentando a segurança dos vôos e evitando a queima dos equipamentos de metereologia.

Internacionalização apesar da internacionalização do Aeroporto ser um processo bastante complexo, muitas ações da atual administração vêm caminhando neste sentido.

Pmm