PLANEJAMENTO

Maringá vai ganhar Centro de Detenção Provisória

O Governo do Paraná autorizou nesta semana a abertura do processo licitatório para a construção do Centro de Detenção Provisória de Maringá.

O comunicado foi feito pelo próprio governador Roberto Requião ao prefeito Silvio Barros, via telefone celular, logo depois de ter assinado o termo de abertura da licitação.

Naquele momento ­ às 11 horas da manhã de quarta-feira, dia 1º de junho ­ o prefeito se encontrava em Brasília pleiteando recursos para investir em projetos ambientais na cidade.

O Centro de Detenção Provisória de Maringá terá capacidade para abrigar 960 presos em regime fechado, disponibilizando toda a estrutura necessária para o processo de educação e trabalho, além de prestar atendimento de saúde dentro da unidade.

Um dos principais objetivos da obra é desafogar as cadeias públicas de Maringá e região, que enfrentam problemas de superlotação carcerária.

A construção do Centro de Detenção Provisória é um antiga reivindicação da comunidade maringaense que está se tornando realidade graças, principalmente, à dedicação e empenho da deputada estadual Cida Borghetti.

A obra está orçada em torno de R$ 8 milhões e tem sua conclusão prevista para 2006.

Pmm