VISITA

Estudante de universidade alemã acompanha trabalho do Observatório

O estudante Pedro Schunemann Christofano Silva, que é aluno de mestrado da Universidade de Osnabrück, está em Maringá para conhecer mais detalhes do trabalho e da metodologia do Observatório Social de Maringá e da rede de observatórios sociais, cuja sede fica na cidade. Silva integra o programa de mestrado do curso de Gestão de Organizações sem fins lucrativos, do Programa de Políticas Públicas de Boa Governança do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Nos últimos 15 dias, ele fez cerca de 20 entrevistas com membros do observatório social, incluindo diretores, funcionários e voluntários, além de ter entrevistado o prefeito Silvio Barros, vereadores, secretários municipais, entre outros. Nesta sexta-feira (dia 25) ele apresentou sua visão sobre o trabalho do observatório para os membros da entidade. “O conceito que tenho é de que o trabalho é genial. Quando cheguei à Maringá para conhecer mais sobre a entidade tinha um pouco de ceticismo em relação ao trabalho estar embasado nas pessoas, mas são justamente as pessoas que garantem a credibilidade e legitimidade do trabalho e isso não significa que não haja uma metodologia, tanto que a iniciativa tem sido replicada”.

Silva relatou que ficou conhecendo o trabalho do observatório por causa do prêmio de inovação social que a entidade ganhou da Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (Cepal) e que depois de pesquisar encontrou apenas uma iniciativa semelhante nas Filipinas, mas que não tem tido resultados tão positivos. Ele se comprometeu a ajudar captar recursos internacionais para que o trabalho do observatório social possa ser replicado em mais cidades. “Dinheiro existe e o observatório tem dois diferenciais que são ter a base do trabalho na educação fiscal e todo o trabalho é registrado em relatórios”.

Assessoria de imprensa