Shopping Cidade, em Maringá, receberá unidade do Poupatempo Paraná
Espaços vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais.

O Governo do Paraná oficializou nesta semana a abertura de mais quatro unidades do Poupatempo Paraná, ainda como parte da primeira fase de implantação do projeto, que tem como premissa a diminuição de burocracias no atendimento ao cidadão, usando modelos nacionais e internacionais como referência.
Esses espaços vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos, licenças e alvarás, além de orientação sobre programas e ações do governo.
Na semana passada foram confirmadas as unidades no Shopping Estação, em Curitiba; no Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa; no Shopping Palladium Umuarama, em Umuarama; e no Boulevard Shopping Londrina, em Londrina. Nesta semana houve as confirmações das unidades no Park Shopping Boulevard, em Curitiba; no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu; no Shopping Cidade Maringá, em Maringá; e no Shopping São José, em São José dos Pinhais.
Leia também:
- Número de famílias que pagam aluguel sobe 25% em oito anos, de acordo com IBGE
- Quaest aponta intenção de voto dos paranaenses para governador nas Eleições 2026; confira
- EPR Litoral Pioneiro anuncia reajuste em tarifas de pedágio no Paraná; saiba em quais praças
Todos já estão em obras, com previsão de inauguração nos próximos meses. As primeiras unidades que serão inauguradas são as do Shopping Estação, Ponta Grossa, Umuarama e Londrina.
No total, a previsão é de que o estado tenha 20 dessas unidades de atendimento ao cidadão, com a realização de até 7 milhões de atendimentos por ano, ou cerca de 27 mil por dia. As centrais de atendimento ao cidadão funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas padronizadas e acessíveis. Os espaços contarão com áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura pensada para dar conforto e agilidade ao serviço público.
O programa também contempla uma plataformas de serviços digitais que oferece uma experiência online intuitiva com diferentes tipos de jornada, sendo elas: 100% digitais, podendo solicitar ajuda de um atendente via videochamada, para aqueles que possuem dificuldades com a tecnologia e jornadas híbridas, iniciadas online e finalizadas presencialmente. O uso das informações será limitado à execução dos serviços contratados.
Três fases
O projeto de implantação foi dividido em três fases, cuja conclusão deve ocorrer no período de até um ano. A primeira delas é a abertura dessas oito unidades já anunciadas. Para essas localidades, além das obras, os próximos passos envolvem a sinalização dos espaços físicos e de comunicação visual, treinamento das equipes que atuarão nesses espaços integrados e divulgação do novo serviço à população.
A segunda etapa consiste na instalação do Poupatempo Paraná em Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá. Na terceira e última fase, serão contempladas as cidades de Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
Investimento
O Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda, venceu a licitação e é o responsável por implantar, operar e manter os espaços. A estimativa do Governo do Paraná é de que a economia ultrapasse os R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.