CULTURA

Canto e Piano são atrações do Convite à Música desta quinta-feira

O Projeto Convite à Música desta quinta-feira (24) contará com a presença de Ingrid Huhmann, canto, e Jailton Santana, piano. A apresentação começa às 21 horas, no Auditório Luzamor. No programa estão obras de Cláudio Santoro, Richard Strauss, Gustav Mahler, Johannes Brahms, Robert Schumann, Camargo Guarnieri, Giacomo Rossini, Charles Camille Saint-Saëns e Carlos Gomes. A entrada Franca.

Ingrid Huhmann (Mezzo-Soprano)

Iniciou seus estudos musicais em 1968, na Faculdade de Música Mãe de Deus, continuando mais tarde no Conservatório Musical de Londrina. Em 1985 começou a estudar canto com a professora Walkyria Côrtes Ferraz.Integrou o Grupo Arabesco (1982), Grupo Madrigal Sacro Music-Cant (1987), no Coral da Catedral Metropolitana de Londrina “Santa Cecília”(1982-1987), Coral da Universidade Estadual de Londrina (1987) e INTERMEZZO - ”Música de Câmara”, participou como convidada.

Participou de diversas edições do Festival de Música de Londrina, onde obteve orientação de Niza de Castro Tank, participando de óperas, concertos e recitais. Participou também desde da 7ª edição (2002) do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP, sob orientação de Francisco Frias (Brasília-DF) e Achille Picchi (São Paulo-SP) e Niza de Castro Tank (Campinas-SP).Foi solista convidada da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina, sob a regência de José Eduardo Gramani e de Cláudia Feres.

Dentro do projeto “Banco de Talentos”, promovido pela Febraban (Federação Brasileira das Associações dos Bancos) foi escolhida na categoria de música (canto erudito), para participar da abertura do mesmo projeto com Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, sob a regência do Maestro Eleazar de Carvalho, (1994-S.Paulo). Foi aluna do professor Carmo Barbosa (S.Paulo) e de Niza de Castro Tank (Campinas-SP).Premiações em concursos de canto: Menção Honrosa no I Concurso Sul Americano de Canto (Barra Bonita-SP-1993) e destaque de Naipe no I Concurso de Canto Lírico Carlos Gomes (Campinas-SP-1993).Participou de uma faixa de gravação do CD “Cinqüenta Anos de Música” do compositor Henrique de Curitiba (2002). Também participou de três faixas da gravação do CD “Prazeres” do compositor Marco Tureta (2005).Desenvolve trabalho específico de música de câmara desde 1994. Tem se apresentado nas principais cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Jailton Santana (Piano)

É natural de Itabuna, BA, Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Goiás em janeiro de 1996, com mestrado em Piano Correpetição (acompanhamento) pela Universidade de Missouri nos Estados Unidos no ano de 2004. Tem atuado como pianista correpetidor em Festivais de música, incluindo o Festival de Música de Brasília, o Festival de Música de Itú e o Festival de Música de Londrina, bem como em salas de concerto no Brasil e exterior. Atuou também como pianista solista ou correpetidor em recitais e apresentações em diferentes universidades no Brasil e exterior, entre elas UFG, UNESP, UNICAMP, Baylor University (Waco, TX – EUA), Statson University (Deland, FL – EUA) e University of Missouri (Columbia, MO – EUA).

Dentre suas numerosas apresentações como pianista correpetidor, cantor, ensaiador e/ou regente de diversas instituições, festivais, conferências e encontros, Prof. Jailton já atuou na maioria dos estados do nordeste brasileiro, e em todos os estados das regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil e Assunção (Paraguai).Atualmente Prof. Jailton atua como docente da Universidade Estadual de Londrina, nos cursos de Licenciatura em Música e Artes Cênicas, como supervisor de dois Projetos de Extensão à comunidade: 1- Procedimentos técnicos em Regência e Preparação Vocal; 2- Projeto de performance Oca, e como regente, ensaiador, preparador vocal e arranjador do Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina desde 1999.