EVENTO

Cidade reivindica evento científico para Maringá

Teve início neste domingo e vai até o dia 04 de fevereiro, em Manaus, o XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia (estudo dos peixes). O evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Prefeitura Municipal de Manaus. Deverão prestigiar o congresso cerca de 1.200 pessoas, representadas por estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, além de professores de todos os estados brasileiros e de vários países do exterior.

O próximo evento da sociedade ocorrerá daqui a dois anos. Nesse sentido a Prefeitura, Codem e Universidade Estadual de Maringá, através do Nupélia, reivindicam que a realização ocorra em Maringá. Contatos iniciais já foram mantidos com a SBI para solicitar a realização do encontro na cidade. Aliado a isso uma comitiva representativa de entidades (Nupélia, Prefeitura Municipal, CODEM e Convention Bureau) representará nossa cidade no evento em Manaus com o objetivo de mostrar o potencial turístico, sócio-cultural e científico regional, atraindo para nossa cidade o próximo evento. Nessa oportunidade será escolhida a próxima sede.

De acordo com a bióloga Carla Pavanelli, coordenadora da pré-comissão de Organização de Maringá (Nupélia), as possibilidades do próximo evento vir para Maringá são muito grandes: “O Nupélia é um dos principais núcleos no estudo dos peixes e nessa oportunidade estaremos comemorando 30 de sua criação. Pela excelente localização geográfica de Maringá, aliado ao prestígio do Nupélia perante a comunidade científica brasileira e do exterior, poderemos ter em Maringá mais de 1.500 participantes”.

Gilberto Pavanelli, assessor do CODEM, que estará representando o conselho e a Prefeitura em Manaus, entende que um evento com essas características trará um grande fluxo de pessoas para nossa cidade, movimentando o comercio em geral, os hotéis, o turismo e todo o setor de serviços. “Trata-se de uma excelente oportunidade para mostrarmos Maringá para os ictiologistas brasileiros e estrangeiros”.