ECONOMIA

Bairro Empreendedor da Vila Operária ofereceu consultoria para mais de 430 empresários

O encerramento da 4ª edição do programa Bairro Empreendedor reuniu mais de 430 empresários da Vila Operária e imediações que desde março participam de capacitação e consultoria oferecidas pela Prefeitura e Sebrae. Já participaram do programa comerciantes do Jardim São Silvestre, Mandacaru e Alvorada.

Durante o encerramento do programa foi apresentada uma pesquisa que revela que 100% dos entrevistados indicariam o programa para outros empresários. 90% dos participantes concluíram todas as fases do programa, sendo que 59% das empresas aumentaram o faturamento este ano e 71% contrataram até quatro funcionários. Foram capacitados nesta edição do programa 437 comerciantes.

Para o prefeito Silvio Barros os números comprovam o sucesso do Bairro Empreendedor. “Mais uma vez tivemos a participação e aprovação dos empresários dos bairros contemplados, o que demonstra que essa é uma parceria de sucesso entre Prefeitura e Sebrae. Esse projeto foi criado para dar oportunidades aos pequenos empresários, através de capacitação, treinamento e informações, dando condições para aumentarem seus negócios. Estamos alcançando nosso objetivo e estimulando o desenvolvimento do comércio nos bairros. Este é um dos compromissos assumidos pela Prefeitura, o de dar oportunidades para as empresas crescerem, oferecendo empregos e gerando renda. Parabéns a todos que concluíram o programa e colocaram em prática o que aprenderam”.

Um dos objetivos do programa é que os bairros conquistem autonomia e ritmo próprio, ser tornando independente do centro da cidade. Segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a missão é capacitar empresários e equipes de funcionários a fim de possibilitar que micro e pequenas empresas ofereçam produtos e serviços de qualidade, otimizando resultados. “Este programa só é possível porque temos uma Prefeitura que pensa no pequeno empresário, acredita na força da pequena empresa e investe nela”.

Resultados visíveis

O empresário do ramo de equipamentos eletrônicos de segurança, Brás Henrique Martins, participou do Programa e afirma que os resultados já são visíveis. “Melhoramos o atendimento, a organização da empresa, a disposição dos produtos, a fachada, colocamos o site no ar e capacitamos os funcionários. Em pouco tempo percebemos o engajamento da equipe e maior movimentação de clientes na loja”, destaca o empresário.

Além de sua empresa, o empresário também destaca ter percebido que as melhorias se estenderam a todas as empresas da Vila Operária que participaram do Bairro Empreendedor. Contente, ele diz que todos ganham com as mudanças, porque os consumidores se sentem mais motivados para realizar as compras no próprio bairro. “O Programa deveria ser realizado mais vezes, até para que mais empresários tenham a oportunidade de participar”, enfatiza Brás Henrique Martins.

A empresária que comercializa piscinas, Elisangela Cristina Pires, participou da maioria das capacitações oferecidas pelo Bairro Empreendedor e afirma que indicaria para outras empresas. “As atividades são muito boas, adquirimos informações muito úteis que tratam de diferentes assuntos que nos ajudam a ter a visão do todo do empreendimento. Até gostaria de ter mais tempo de atendimento porque realmente é muito positivo”, afirma Elisangela Cristina Pires.

Programa

O Bairro Empreendedor é um programa criado pela administração municipal e que busca reestruturar o comércio dos bairros de Maringá, através de cursos e consultorias sobre micro e pequenas empresas. Todas as ações realizadas no decorrer da estruturação de cada bairro têm o objetivo de alavancar o comércio local, fazendo com que os moradores não necessitem se deslocar a outros bairros para comprar ou mesmo para trabalhar.

O programa quer inserir a cultura do empreendedorismo para as comunidades, estimular a abertura e fortalecer as micro e pequenas empresas existentes, estabelecendo uma rede de parceria para fortalecer as atividades empresarias, incentivar a geração de emprego e auto-emprego com qualificação técnica e de gestão, estimular a geração de renda, entre outros.