EVENTO

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais
Festival Afro Brasileiro
Começou no último sábado (13), a segunda edição do Festival Afro Brasileiro que prossegue até o próximo dia 30 com uma ampla programação. Realizado pela Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e apoio da Acim, Sivamar e Sindivest, o evento terá uma série de eventos culturais, esportivos e exposições voltada a toda comumidade.

O assessor de Promoção da Igualdade Racial, Ademir Félix de Jesus, convida toda a comunidade para os eventos do festival. “Nesta segunda edição teremos vários eventos públicos em vários locais de Maringá, todos abertos ao público”, lembrou.

O primeiro evento, realizado no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, foi o Campeonato e Workshop de Dança de Rua, reunindo convidados de Maringá e cidades vizinhas no último final de semana. O público assistiu a apresentações de capoeira, Bumba meu Boi, dança de rua, skate, step e hip hop, visitou exposições e participou de palestras. Na Escola Milton Santos, o educador Paulo Bahia, do Centro Cultural Jhamayca, apresentou o espetáculo de bonecos “Um Conto de Nagô”, peça produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Dentro da programação do Festival Afro Brasileiro, a Pastoral Afro da Arquidiocese de Maringá realizou na segunda-feira uma Missa Afro, abrindo as comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra na arquidiocese. O evento a cargo dos padres Ivandir e José foi na Capela de São Benedito, no Conjunto João de Barro e Santa Felicidade.

Segundo a arquidiocese as celebrações da Semana da Consciência Negra em Maringá reafirmam o Documento de Aparecida, em relação ao respeito, consideração e valorização da história do povo negro no continente latino-americano.

Na última terça-feira, alunos e educadores do Colégio Estadual Duque de Caxias também iniciaram as atividades da Semana Nacional de Consciência Negra na escola. Os alunos desenvolvem e apresentam trabalhos referentes à história dos negros na colonização e formação cultural do povo brasileiro. O 2º Festival Afro Brasileiro prossegue com ampla programação voltada a toda comunidade até o próximo dia 30 de novembro.