CIDADE

Condomínio do Idoso é inaugurado em Maringá

Condomínio do Idoso é inaugurado em Maringá
O Condomínio possui 40 apartamentos de 47 metros quadrados
O Condomínio do Idoso foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (30). O local tem o objetivo de possibilitar a melhoria na qualidade de vida de 40 famílias da terceira idade, de baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social, destinado a assegurar aos idosos segurança, conforto, dignidade, cidadania e acessibilidade, através do desenvolvimento de atividades que permitem uma melhor integração e convivência social.

Para muitos moradores do Condomínio do Idoso a nova moradia é um sonho realizado. Assim é a história de dona Nair França Nunes, 72 anos, que está no Condomínio há três meses. “Sou viúva há 12 anos, desde então fui morar com minha filha na Vila Emília. Se não fosse essa oportunidade que a Prefeitura me deu, nunca iria conseguir ter minha casinha. Aqui estou muito feliz. Até brinco com minha filha, que nunca dei tanta risada, como aqui. Não dá tempo de me sentir sozinha, pois tenho muitos amigos. Aqui sou muito feliz”, comemorou dona Nair.

Ao entregar as novas instalações o prefeito Silvio Barros declarou que no decorrer de uma administração um prefeito entrega muitas obras, mas a obra do Condomínio do Idoso é diferente. “Essa obra do Condomínio do Idoso é uma experiencia de vida. Ideia da minha mãe dona Barbara, que me sugeriu fazer um projeto voltado às pessoas da terceira idade, de baixa renda. O resultado dessa ideia vocês estão vendo aqui. Estou muito feliz em saber que os alunos do curso de arquitetura da UEM aceitaram esse desafio e acima de tudo nos surpreenderam com esse lindo projeto”, frisou Silvio Barros.

O Condomínio do Idoso está instalado em uma área de 5.517 metros quadrados e busca atender pessoas com mais de 60 anos, em 40 apartamentos de 47 metros quadrados, sendo todas as unidades adaptadas para acessibilidade, garantindo mais segurança e conforto aos idosos.

Sonho realizado

Como dona Nair que teve seu sonho realizado sendo uma das contempladas com uma residência no Condomínio do Idoso, na casa ao lado dona Maria Tereza de Jesus, também está radiante com sua nova moradia. “Veja bem, sou solteira, não tenho ninguém para me ajudar e aos 73 anos tinha que pagar aluguel. Aqui sinto que estou no paraíso, uma casa novinha só pra mim é um sonho realizado. Aqui fiz muitos amigos, nem vejo o tempo passar. Não tenho palavras para agradecer essa benção que recebi. Só tenho que agradecer o prefeito e todas as pessoas que ajudarem a realizar esse meu sonho e também dos meus amigos”.

No mesmo terreno, do outro lado, no andar de cima, o casal Marli Neide Cruz Ferreira, 67 e João Ronha, 84 anos, também não para de elogiar sua nova residência. “Nunca pensei ter um lugar como esse para morar. Aqui é uma tranquilidade, as pessoas são companheiras, amigas e alegres. Outra coisa que adoramos aqui é que fazemos várias atividades, além da Prefeitura nos levar para muitas atividades fora daqui. Também gostamos muito da ATI, onde todos os dias fazemos nossos exercícios. E a noite nos reunimos na pracinha para conversar e dar muita risada”, completou a moradora.

Parceiros

O projeto arquitetônico do Condomínio do Idoso foi elaborado por alunos dos cursos de arquitetura da Universidade Estadual de Maringá, sempre levando em conta as dificuldades normais de locomoção das pessoas com mais idade. O condomínio conta com rampas de acessibilidade, pátio de convivência, paisagismo e espaços destinados a horta com plantas medicinais, além de uma ATI.

O professor da Universidade Estadual de Maringá e coordenador do projeto arquitetônico do Condomínio do Idoso, Renato Leão Rego, esteve presente na inauguração do Condomínio e destacou ser um prazer participar desse projeto.“O início dessa parceria foi com nossos alunos, que hoje estão aqui para essa inauguração, agora formados. Quero agradecer o empenho desses arquitetos, que agora estão aqui para confirmar esse brilhante resultado. Sem dúvida essa parceria com a Prefeitura foi uma grande oportunidade para esses profissionais”.

O prefeito também anunciou que está buscando parcerias para fazer um espaço semelhante com o do Condomínio do Idoso, porém destinado as pessoas portadoras de necessidades especiais que não tem família e muito menos um lugar digno para morar.

A inauguração marcou o encerramento do Mês do Idoso, que ofereceu uma série de atividades para o público da terceira idade nas unidades básicas de saúde e entidades assistidas pela Sasc.

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove aos moradores atividades internas e externas como palestras educativas e informativas sobre o convívio social, pescarias, além de visitas aos centros municipais de convivência dos idosos.
PMM