EVENTO

Mostra Tecnológica de Maringá terá recursos do CNPq

O Assessor Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Gilberto Pavanelli e o Coordenador da V Mostra Tecnológica de Maringá, Gilmar de Araujo, participaram na última quarta-feira (25) de reunião em Brasília para discutir inovações nas empresas brasileiras. O evento promovido e financiado pelo CNPq teve mais de 60 representantes de todos os estados brasileiros, e contou com representantes de várias agências financiadoras, como FINEP, BNDES , MCT/SIBRATEC, MCT/SETEC, ABDI, entre outras.

O representante do CNPq disse que raramente eventos importantes como a Mostra Tecnológica de Maringá solicitam recursos para o órgão com o objetivo de financiar eventos dessa natureza. Segundo ele, existe uma falsa impressão que o Conselho financia apenas as Universidades, o que não corresponde à verdade. A V Mostra recebeu R$ 89 mil do Conselho para sua execução.

Resumindo as participações das entidades pode-se afirmar que há recursos de toda natureza para financiar projetos de inovação envolvendo as parcerias empresas/universidades, desde a concessão de uma simples bolsa até projetos que contemplem alto percentual de isenção fiscal.

Segundo professor Pavanelli, o “governo federal está empenhado em fazer com que esse período onde as empresas tinham pouca sinergia com as universidades, possa ser revertido e transformado em ações que gerem produtos de cunho tecnológico, trazendo benefícios para a sociedade como um todo”.
PMM